logo Radioagência Nacional
Economia

Pesquisa traça o perfil dos moradores de favelas do Rio de Janeiro

Disparidades são resultado de vários fatores históricos
Baixar
Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional
12/12/2023 - 19:41
Rio de Janeiro

Uma pesquisa divulgada essa semana traça um perfil dos moradores de favelas no Rio de Janeiro. Mostra, por exemplo, que quase metade dessas pessoas ganha menos de um salário mínimo e que apenas 2% declaram receber acima de 5 salários. Sobre nível de escolaridade, menos de 10% tem nível superior e apensa 2% tem pós-graduação.

A pesquisa também aponta que mais de 40% dos participantes estão desempregados, 54% moram com 3 a 5 pessoas e mais da metade tem filhos. Além disso, 23% possuem atividade extra para complementar a renda.

De acordo com Salvino Oliveira, secretário municipal da Juventude e idealizador da pesquisa, essas disparidades são resultado de vários fatores históricos. Ele aponta esse cenário como um grande desafio para o Rio de Janeiro.

Salvino também destaca a importância do relatório.

O estudo mostra ainda que quase 40% dos participantes não tem acesso a lazer e cultura. Entre os principais problemas enfrentados estão emprego, para 21%, esgoto a céu aberto, para 13%, coleta de lixo, para 11%, e falta de água, para 10%.

A pesquisa foi realizada pela secretaria municipal da Juventude do Rio de Janeiro e contou com a participação de jovens de 42 favelas da cidade, integrantes do projeto JUV Rio com a Unesco de formação de líderes locais

x