Petrobras negocia recompra da refinaria de Mataripe, na Bahia
A Petrobras está negociando a recompra de participação acionária da Refinaria de Mataripe, na Bahia, que pertencia à estatal, mas foi privatizada em 2021. Hoje ela pertence à Mudabala, fundo de investimento dos Emirados Árabes. Situada na cidade de São Francisco do Conde, ela possui capacidade de processamento de 333 mil barris/dia. Seus ativos incluem 4 terminais de armazenamento e um conjunto de oleodutos que interligam a refinaria aos terminais, com 669 km de extensão.
A companhia brasileira também manifestou interesse em operar uma biorrefinaria em parceria com a Mubadala. O projeto inclui a produção de diesel renovável e de querosene de aviação sustentável a partir de óleo vegetal oriundo de culturas nativas, com operação nos estados da Bahia e Minas Gerais.
As duas propostas ainda serão avaliadas internamente pela Petrobras e precisam passar pelos processos de planejamento e aprovação da empresa, além de estar alinhadas ao Plano Estratégico da Petrobras.
Em nota, a estatal declarou que o objetivo da futura parceria é fortalecer o ambiente de negócios no setor e o incremento do fornecimento de combustíveis de matriz renovável no Brasil. Disse ainda que o modelo de negócios levará em consideração investimentos futuros e o desenvolvimento de novas tecnologias