Saiba como funcionará o Pix automático a partir de outubro de 2024

Modalidade de pagamento será agendada e recorrente

Publicado em 08/12/2023 - 11:30 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Nova modalidade do Pix vai funcionar como débito automático e começa a valer em outubro do ano que vem. O Banco Central publicou a resolução com as novas regras nessa quinta-feira (7).

O Pix automático poderá ser usado pra fazer pagamentos como contas de água e luz, faculdade, plano de saúde. A pessoa só precisa dar autorização prévia para o início das cobranças. Depois, os débitos são automáticos.

Para quem recebe o dinheiro, as empresas, o Banco Central afirma que o Pix Automático tem o potencial para aumentar a eficiência, diminuir os custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência.

A previsão é que o serviço esteja disponível para pessoas e empresas no dia 24 de outubro de 2024. Os bancos que não cumprirem esse prazo e não passarem nos testes para garantir a eficiência do sistema poderão ser multados e sofrer outras punições previstas nas regras do Pix.

A Resolução do Banco Central que trata do pagamento instantâneo também trouxe mudanças para o Pix Agendado. A maior mudança é que essa possibilidade de agendamento recorrente passe a ser obrigatória em outubro do ano que vem. Atualmente, ela é facultativa.

Edição: Leila Santos/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

PF prende dono de ferro-velho envolvido no assassinato de Marielle

Dono do ferro-velho teria realizado o desmanche e descartado o veículo usado pelos assassinos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. Segundo a denúncia, o acusado teria impedido e embaraçado investigações de infrações penais envolvendo uma organização criminosa.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Norte lidera índices de mulheres que sofreram violência doméstica

Os dados são da Pesquisa Estadual de Violência contra a Mulher. O levantamento considera tanto a mulher que percebe e declara espontaneamente que passou por uma violência, quanto aquelas que negaram ter sofrido violência, mas identificaram essa situação em uma lista de ocorrências oferecida pela pesquisa

Baixar arquivo
Justiça

STF julga inconstitucional regra de sobras eleitorais

Os ministros definem agora se a inconstitucionalidade deve afetar as eleições de 2022 ou não. Se afetar, pode gerar a mudança de sete deputados federais.

Baixar arquivo
Internacional

Lula defende integração entre países caribenhos

O presidente do Brasil convidou os países da Caricom a integrarem a aliança global para combater a fome e a pobreza. 

Baixar arquivo
Geral

Greve na Argentina leva companhias aéreas a cancelarem voos

Gol e Latam cancelaram voos entre Brasil e Argentina nesta quarta-feira(28). Grevistas argentinos exigem pelo menos 70% de aumento. 

Baixar arquivo
Segurança

SP tem queda de homicídios e roubos, mas estupros aumentaram

Segundo a Secretaria da Segurança, a queda na maior parte dos índices de criminalidade, se deve à ampliação do policiamento ostensivo e das investigações por parte da Polícia Civil. 

Baixar arquivo