O governo federal concedeu mais de R$ 215 bilhões de reais em benefícios fiscais a empresas em 2022. Os dados referentes às renúncias fiscais foram disponibilizados para consulta no Portal da Transparência nesta quinta-feira (25).
A renúncia fiscal acontece quando o governo abre mão de cobrar impostos, no caso aí de empresas, como uma forma de estimular a economia.
A nova consulta detalha, de forma individualizada por empresa e benefício fiscal, os valores renunciados em programas do governo. A iniciativa é da Controladoria-Geral da União em parceria com a Receita Federal.
De acordo com a CGU, inicialmente, os dados contemplam informações declaradas no exercício de 2022. A previsão de atualização é anual, com os dados revisados a cada semestre.
A partir do painel é possível ver a lista completa das 24 mil empresas beneficiárias com os valores, por estado e município.
A Petrobras e Vale, por exemplo, acumularam em 2022 os maiores volumes de recursos concedidos: quase 50 dos R$ 215 bilhões.
Segundo o governo, a divulgação das renúncias fiscais de forma detalhada permite à sociedade avaliar o destino dos recursos federais que chegam pelos impostos que todos nós pagamos.




