Trezentos bilhões de reais vão financiar as novas medidas de estímulo à indústria até 2026. A ideia do programa Nova Indústria Brasil é impulsionar o setor industrial pelos próximos dez anos. A iniciativa prevê linhas de crédito, subsídios e uma política de obras e compras públicas, com incentivos ao conteúdo local.
A nova política para o setor foi lançada nesta segunda-feira (22) pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Ele falou na reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, acompanhado do presidente Lula.
O presidente Lula ressaltou a necessidade de colocar em prática as medidas apresentadas.
O diretor de Desenvolvimento Industrial e Economia da CNI, Rafael Lucchesi, declarou que o setor precisa de mais que isso, mas a politica é um bom começo.
O novo programa é baseado em seis tópicos, ou “missões” como são chamados, com metas a serem atingidas nos eixos agroindústria; infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade; indústria da saúde; bioeconomia; defesa nacional e a transformação digital da indústria.