Apesar de admitir que não vai ser uma tarefa fácil, o presidente Lula afirmou, nesta terça-feira, que vai reajustar a tabela do imposto de renda, para continuar isentando quem ganha até dois salários-mínimos.
A declaração foi dada durante entrevista à Rádio Metrópole de Salvador, na Bahia. Lula também comentou o veto de mais de R$ 5 bilhões às emendas de comissão, no Congresso, ao sancionar a Lei do Orçamento Anual, de 2024. Sobre isso, o presidente ressaltou a boa relação entre o executivo e o legislativo, e disse estar disposto a explicar a decisão.
Lula ainda comentou os recentes episódios de disputas por terra no país, envolvendo indígenas das etnias Pataxó Hã-Hã-Hãe, na Bahia, e Avá-Guarani, no Paraná. Para dar fim aos conflitos, o presidente disse ter pedido ao Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar um levantamento de todas as terras improdutivas do país.
O presidente Lula também fez um balanço do primeiro ano de mandato. Ele destacou que recuperou cerca de 80 políticas públicas, em 2023, principalmente as de inclusão social.