Conhecimentos em Matemática ajudam a aumentar ganhos de profissionais

Publicado em 19/02/2024 - 21:05 Por Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Profissionais que sabem matemática podem ganhar até 119% mais do que aqueles que não dominam essa área do conhecimento. A renda média mensal ficou em torno de R$ 3.500 no terceiro trimestre de 2023, mais que o dobro do valor das demais categorias, que alcançou apenas R$ 1.607 no período analisado.

Entre 2012 e 2023, os rendimentos dos trabalhadores da área de Exatas corresponderam a cerca de 4,5% do PIB brasileiro.

Os dados fazem parte do estudo "Contribuição da Matemática para a economia brasileira”, realizado pelo Itaú Social e divulgado nesta segunda-feira (19).

De acordo com a gerente de Avaliação e Prospecção do Itaú Social, Fernanda Seidel, o levantamento mostra a importância da matemática para a econômica. A pesquisa também é realizada por outros países, como a França. De modo geral, mostra que o percentual de trabalhadores ligados à Matemática no Brasil - 7,4% - é mais baixo em relação aos países europeus, que é de 10%.

“Esses países entendem que esse tipo trabalho está relacionado ao maior desenvolvimento econômico. E quando a gente olha o Brasil, a gente vê que o Brasil não faz esse tipo de acompanhamento, como esses países, a nível de mercado de trabalho. O nosso aprendizado em matemática é muito baixo, quando a gente olha, tanto a comparação internacional pelo Pisa, quanto o SAEB, que é a nossa nacional. Tem muita desigualdade”, aponta.

Para Fernanda, o estudo é um indicador das potencialidades oferecidas pela disciplina, sendo necessário mais investimentos do poder público, do setor produtivo e da sociedade.

“O Brasil perde ao não se preocupar com esse aprendizado em matemática a nível da economia como um todo. Porque são trabalhos que são muito produtivos, que geram muitos rendimentos, têm a ver com pesquisa, com inovação. Então, se a gente investisse nisso e acompanhasse isso, a nível agregado da economia, a gente poderia ter um efeito maior, inclusive em relação a PIB”, enumera Fernanda.

Outro ponto destacado pela pesquisa é que embora a participação de mulheres e de pessoas negras tenha aumentando, a desigualdade ainda é um fator a ser superado. Fernanda Seidl ressalta que é preciso avançar na redução das desigualdades, investindo mais e melhor nessa área de conhecimento.

“Esse é um ótimo trabalho, o Brasil deveria ter mais pessoas trabalhando em matemática, isso poderia gerar trabalhos melhores para a população, que geram mais PIB, porém quando a gente pergunta quem está acessando esses trabalhos, a gente vê que quem está prestando esses trabalhos ainda são a maioria de pessoas brancas e a maioria de homens. Ou seja, é preciso trabalhar na equidade também, tanto no acesso aos empregos, quanto também desde a educação básica, na própria aprendizagem, que a gente sabe que é muito desigual desde os primeiros anos”, finaliza.

O estudo utilizou os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE, para avaliar o número de trabalhadores e suas remunerações associadas às atividades ligadas à matemática.

 

Edição: Vitoria Elizabeth / Fran de Paula

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo