![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 26/10/2023, Prédio do Banco Central em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A economia do Brasil cresceu 2,45% em 2023, de acordo com o IBC-Br, Índice de Atividade Econômica do Banco Central. Ele é considerado a prévia do PIB, o Produto Interno Bruto. O Banco Central divulgou os números nesta segunda-feira (19).
Apesar do crescimento, o resultado mostrou desaceleração da economia em relação a 2022, quando a alta do índice foi de 2,77%.
Em dezembro do ano passado, a taxa de crescimento foi de 0,82%. O economista e professor da UnB, César Bergo, diz que o resultado do fim do ano surpreendeu após quedas e ficou acima do esperado pelo mercado.
"A economia brasileira mostra-se resiliente e tem um certo dinamismo, podendo, então, apontar para que alcance aquele crescimento tão esperado de 3%, que vai ser divulgado pelo IBGE", afirmou Bergo.
Para 2024, a expectativa é positiva. A queda da taxa básica de juros deve ajudar a esquentar alguns setores, segundo Cesar Bergo.
"Para 2024 a expectativa é que esse dinamismo perdure, mas com menor intensidade. E possamos observar uma retomada gradual de alguns setores, sobretudo, em razão dos cortes na taxa básica de juros que pode favorecer os segmentos da indústria, construção civil, varejo e os investimentos. Portanto há uma expectativa de um crescimento melhor para 2024 e até o próprio FMI vem apontando nesse sentido", disse o economista.
No último trimestre do ano passado – no caso, outubro, novembro e dezembro – a economia cresceu 0,22%. Frente ao último trimestre de 2022, o crescimento foi de 1,8%.
O dado fechado do PIB de 2023 vai ser divulgado pelo IBGE no dia 1º de março.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos no país e é um dos principais índices usados para medir o comportamento da economia.
![Wilson Dias/Agência Brasil Brasília - Estudantes fazem provas no segundo dia da seleção do Programa de Avaliação Seriada (PAS), que permite o acesso a uma vaga na Universidade de Brasília. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Médicos chegam ao local de prova para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020, em Brasília.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Superintendência da Receita Federal, em Brasília.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![shammiknr/Pixabay Mosquito da Dengue, Aedes Aegypti, picada, Malária. Foto: shammiknr/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Arte EBC Dizem as fontes - ep 1 - A educação midiática](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)