Haddad critica super-ricos e cobra cooperação internacional

Publicado em 29/02/2024 - 15:03 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Ao discursar no último dia de reunião do G20, em São Paulo, o ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, disse que é preciso um esforço de cooperação internacional, envolvendo os países do bloco, com apoio das Nações Unidas, para que os bilionários paguem impostos.

O evento acontece aqui no Brasil porque o país preside o Grupo das 20 maiores economias até o fim deste ano.

Haddad apontou que os super-ricos utilizam manobras para driblar a tributação, e hoje pagam entre zero e meio por cento de seus rendimentos em impostos.

"Bilionários do mundo continuam evadindo nossos sistemas tributários por meio de uma série de estratégias. Bilionários pagam uma alíquota efetiva de impostos entre zero e meio por cento de suas riquesas. Se agirmos juntos, nós temos a capacidade de fazer com que esses poucos individuos deem suas contribuições para a sociedade e para o desenvolvimento sustentável do planeta", disse o ministro. 

O ministro da Fazenda encerrou sua apresentação acrescentando que espera, para o mês de julho, a redação de um documento internacional sobre tributação, envolvendo os integrantes do G20.

Edição: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo