Petrobras anuncia redução de 2% no preço do gás natural
A Petrobras anunciou redução de 2% no preço do gás natural vendido às distribuidoras, a partir desta quinta-feira (1º). O combustível é utilizado pela indústria e também como substituto ao gás de cozinha no comércio e serviço, além de ser distribuído de forma encanada em algumas regiões do país. O gás natural também abastece veículos adaptados.
De acordo com os contratos firmados, o preço da molécula de gás é atualizado a cada trimestre. O reajuste às distribuidoras é vinculado às oscilações do petróleo e do dólar. Para o trimestre que se inicia em fevereiro, o preço de referência do petróleo caiu 3,6%, mas a moeda brasileira sofreu depreciação. No equilíbrio entre os fatores, o resultado foi a redução de 2% anunciada.
De acordo com a Petrobras, ao longo de 2023, os contratos tiveram redução acumulada de mais de 22%. A estatal ressalta que o preço final para o consumidor ainda sofre influências dos impostos, custo de transporte e das margens de lucro das distribuidoras e dos postos de combustível. Mas as tarifas são aprovadas pelas agências reguladoras federais e estaduais, de acordo com leis e regras específicas.
![Marcos Santos/USP Imagens vestibular.jpg](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Annegret Hilse/Reprodução proibida. Síria- 08/12/2024 Pessoas comemoram, depois que os rebeldes sírios anunciaram que expulsaram Bashar al-Assad da Síria. REUTERS/Annegret Hilse/Reprodução proibida.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 28/04/2023 - O motorista de aplicativo Jonas Ferreira fala sobre os prós e contras do trabalho autônomo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 11/03/2024 - Acampamento dos refugiados afegãos com visto humanitário que esperam por abrigo no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução O presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol em Seul, Coreia do Sul
03/12/2024
Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)