Petrobras volta a manifestar interesse em dividir gestão da Braskem

Publicado em 20/02/2024 - 21:30 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, voltou a manifestar, nesta terça-feira (20), o interesse da companhia em dividir a gestão da petroquímica Braskem.

A Petrobras detém 36,1% do capital total da Braskem. E a Novonor, antiga Odebrecht, tem 38,3% do capital.

Só que a Novonor está em recuperação judicial e precisa vender a parte dela na Braskem para pagar dívidas de R$ 15 bilhões.

Segundo Prates, a Petrobras, neste momento, está observando o processo para tentar conhecer quais são os potenciais parceiros que poderão ser sócios da Petrobras.

Na semana passada, em visita à Índia e ao Oriente Médio, Prates reuniu-se com a Abu Dhabi National Oil Company que está interessada no controle da Braskem.

As declarações de Prates acontecem um dia antes da primeira reunião de trabalho da CPI que vai investigar os danos ambientais causados pela Braskem em Maceió.

Em dezembro do ano passado, uma mina da empresa, no bairro de Mutange, na capital alagoana, desmoronou por causa da exploração de sal-gema.

Mas, para o Ministério Público Federal, a empresa já provocou o afundamento do solo e a formação de crateras nos bairros de Pinheiro, Mutange e Bom Parto com a exploração desde 2018.

Catorze mil imóveis foram afetados e condenados. E mais 55 mil pessoas já tiveram que deixar a região. As atividades de extração foram encerradas em 2019.

Edição: Roberto Piza / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo