Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

Publicado em 28/03/2024 - 10:48 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 28/03/2024 - 16:27

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%. Essa revisão resulta de perspectivas positivas para indústria e serviços; que compensariam queda na agropecuária.

A previsão está acima da indicada pelo mercado financeiro no Boletim Focus, que é de 1,85%. E se aproximou do que espera o Ministério da Fazenda: crescimento acima de 2%.

O professor de Economia da UNB, José Luiz Oreiro, destaca o crescimento de empregos no setor de serviços, com mais de 200 mil vagas em fevereiro.

“O setor de serviços tá com um crescimento muito robusto e acima do esperado. Então, é esse desempenho do setor de serviços, que responde a mais de 60% do PIB, que tá levando a esse ajuste pra cima na expectativa de crescimento pro ano de 2024”, avalia.

Mas o relatório faz um alerta sobre a inflação. Há uma chance de 19% da inflação superar a tolerância da meta deste ano. A meta é de 3%, com o teto em 4,5%.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, defendeu a entidade das críticas feitas pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, sobre o controle da inflação. Campos Neto lembrou que a meta da inflação foi definida pelo governo.

“A gente entende todo tipo de crítica, estamos abertos ao debate, mas eu acho que existe uma avaliação, tanto local, quanto internacional, de que o trabalho do Banco Central foi bem feito no sentido de promover uma convergência da inflação, com um custo baixo pra sociedade”, aponta.

O Relatório de Inflação também prevê uma recuperação do mercado de crédito neste ano, com aumento nas liberações de empréstimos e a queda dos juros e da inadimplência.

* Matéria atualizada para acréscimo de entrevistas e informações 

Edição: Samia Mendes / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Geral

Rede 5G completa dois anos no Brasil e alcança 589 municípios

Após dois anos de operação completados neste fim de semana, a rede 5G chegou a 589 municípios do Brasil.

Baixar arquivo
Política

Regras para evitar uso da máquina pública nas eleições começam a valer

As principais restrições previstas no calendário eleitoral para impedir o uso da máquina pública a favor de candidatos às eleições municipais de outubro começam a valer a partir deste sábado.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Pantanal: condição climática adversa dificulta o combate ao fogo

O foco mais preocupante atualmente, de acordo com o governo do Mato Grosso do Sul, está próximo ao Buraco das Piranhas, na região do município de Miranda, onde três pontos ativos têm desafiado os esforços de contenção.

Baixar arquivo
Esportes

Copa América: Brasil joga contra o Uruguai às 22h

Quem vencer avança para a semifinal da Copa América. Brasil vem de 2 empates e 1 vitória. Já o Uruguai vem de 3 vitórias e é a equipe que mais marcou gols na fase de grupos da competição. 

Baixar arquivo
Cultura

Terminam hoje incrições para Campanha “Julho Cultura Viva pelo Brasil”

A campanha já contabiliza mais de 200 atividades inscritas pelo Brasil e celebra os 20 anos da Rede Cultura Viva, uma das maiores articulações de participação comunitária em políticas públicas no Brasil,

Baixar arquivo
Justiça

Desembargador Luís Cesar de Paula Espíndola será investigado pelo CNJ

A conduta do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Luís Cesar de Paula Espíndola, que afirmou que as mulheres estão loucas atrás dos homens será investigada pelo Conselho Nacional de Justiça.

Baixar arquivo