BC comunica vazamento de dados de chaves Pix de 87 mil pessoas

Dados estavam sob cuidado da instituição financeira SumUP

Publicado em 23/03/2024 - 13:06 Por Madson Euler - São Luiz (MA)
Atualizado em 24/03/2024 - 10:27

As informações vinculadas à chave Pix de mais de 87 mil clientes da SumUp, Sociedade de Crédito Direto, vazaram, no período entre 28 de setembro de 2023 a 16 de março de 2024.

O vazamento revelou informações de nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.

Segundo o Banco Central (BC), houve falha de segurança no sistema da instituição financeira que geria os dados. 

Todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição.

O Banco Central ressaltou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das informações. Qualquer outro meio de contato deve ser desconsiderado, como: chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.

O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.

Essa é a segunda notificação do Banco Central em relação ao vazamento de chave Pix em uma semana. Na última segunda-feira, 46 mil clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e da Empresa de Pequeno Porte Ltd, tiveram informações vazadas. 

Desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamento, já são sete o número de ocorrências do tipo. Atingindo de alguma maneira quase 800 mil clientes das instituições financeiras.

Em comunicado, a SumUp informou ter sido comunicada da ocorrência pelo Banco Central. "A empresa agiu rapidamente para mitigar a situação, aumentar a proteção dos dados e diminuir as chances de que o fato ocorra no futuro", destacou o comunicado.

 

*Notícia atualizada às 10h27 do dia 24/03 para acréscimo de nota da SumUp no texto

Edição: Samia Mendes / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Economia

Setor produtivo critica manutenção da Selic em 10,5% ao ano

O setor produtivo criticou a decisão do Banco Central de manter a taxa de juros em 10,5% ao ano. Segundo algumas organizações, a medida tomada nesta quarta-feira (19) prejudica a recuperação da economia e desestimula investimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Nutricionista explica diferença entre intolerância e alergia alimentar

Alguns sintomas podem até ser parecidos, mas as causas e os cuidados não.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal deflagra a 28ª fase da Operação Lesa Pátria

A Polícia Federal cumpre, nesta quinta-feira (20/06), mandados contra suspeitos de financiar e de incentivar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Essa é mais uma fase da Operação Lesa Pátria.
 

Baixar arquivo
Política

Governo e Congresso buscam solução para compensar desoneração

Será uma cesta de fontes de recursos, como disse o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, depois de reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e demais líderes

Baixar arquivo
Economia

Lula anuncia R$ 1,6 bilhão para o setor audiovisual

O setor audiovisual, principalmente a produção de filmes e séries nacionais, vai receber investimento de R$ 1,6 bilhão. O anúncio foi feito pelo presidente Lula, durante cerimônia pelo Dia Nacional do Cinema, nessa quarta-feira (20).

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Viva Maria: números da violência contra mulher são estarrecedores

Segundo dados do Atlas da Violência e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mais de 144 mil mulheres foram vítimas de algum tipo de agressão em 2022, sendo os homens seus principais agressores.

Baixar arquivo