Copom: incertezas sobre inflação podem reduzir ritmo de corte da Selic

Publicado em 26/03/2024 - 15:08 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O aumento nas incertezas sobre a inflação pode reduzir o ritmo de cortes da taxa básica de juros da economia, a Selic. A avaliação está na ata da reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, divulgada nesta terça-feira (26). Na semana passada, o comitê reduziu a taxa para 10,75%.

Na reunião, o Comitê avaliou que no exterior o cenário desinflacionário está mais incerto por causa da atividade econômica nos Estados Unidos. Já dentro do Brasil, a preocupação é com a meta de déficit zero do governo e o setor de serviços, segundo o economista e professor Cesar Bergo. "Embora a arrecadação tenha melhorado, ainda tem certa incerteza com relação ao cumprimento do arcabouço fiscal. Por tanto é uma sinalização do Banco Central essa preocupação. A outra é com relação ao setor de Serviços, pois a resiliência inflacionária do setor de Serviços acaba dando esse reflexo e leva o Banco Central a adotar uma política que eles chamam de prudente". 

A ata mostra que alguns membros do Copom, argumentaram que, se a incerteza permanecer elevada no futuro, um ritmo mais lento de relaxamento dos juros pode ser apropriado.

Já o professor Cesar Bergo tem uma opinião mais otimista por causa dos dados positivos para a economia e para a inflação. "Do ponto de vista de reduzir os cortes, eu acredito que não. Deve ser mantida, provavelmente, essa dinâmica de corte de 0,5%. Sendo que um dos encontros do Copom, no futuro, poderíamos ter uma surpresa de um corte ainda maior, na faixa de 0,75%. É isso que o mercado acredita". 

O Copom apontou mais uma redução de meio ponto percentual na próxima reunião de maio, mas sem indicar futuras decisões a partir de junho.

Edição: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Chega a 136 número de mortos no Rio Grande do Sul

Subiu para 136 o número de pessoas mortas no Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas no estado, segundo o boletim divulgado nesta manhã pela Defesa Civil gaúcha.

Os dados contabilizam 125 desaparecidos nos 444 municípios afetados do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Em Altamira (PA), 61% dos domicílios apresentam insegurança alimentar

Estudo da Fapesp coletou, em julho de 2022, cerca de sete anos após o fim da construção de Belo Monte, a radiografia sócio econômica de 500 domicílios representativos, localizados na área urbana de Altamira.

Baixar arquivo
Geral

Fim de semana chuvoso pode prejudicar reconstrução de estradas no RS

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que o solo já encharcado, sem vegetação, e as novas chuvas podem reverter os trabalhos nas estradas.

Baixar arquivo
Geral

Rio: Estação Leopoldina vai passar por uma revitalização

A histórica Estação Leopoldina, situada no coração da capital fluminense, está prestes a passar por uma revitalização significativa, abrigando uma variedade de empreendimentos.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas RS:  126 pessoas perderam suas vidas, segundo a Defesa Civil

De acordo com a Defesa Civil, 126 pessoas perderam suas vidas e mais de 1,9 milhão foram impactadas pelas intensas chuvas e enchentes que assolam o Rio Grande do Sul há quase duas semanas.

O panorama atualizado do estado foi divulgado na noite desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Geral

RS: Novas chuvas representam ameaça aos esforços de recuperação

As intensas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, com previsão de continuação durante o final de semana, representam uma ameaça significativa aos esforços de recuperação do estado.

Baixar arquivo