FGTS Digital entra em vigor nesta sexta-feira

A plataforma usa como base o e-Social

Publicado em 01/03/2024 - 09:19 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Entra em vigor nesta sexta-feira (1º) o FGTS Digital, a nova forma de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

O FGTS Digital usa, como base de dados, o e-Social, que é o banco eletrônico de dados dos empregados. Totalmente operado pela internet, o sistema tem várias opções para gerar guias. Também vai ser responsável por todo o recolhimento mensal do FGTS e pagamento de rescisões e multas rescisórias.

A nova plataforma permite que o empregador utilize o Pix para recolher o FGTS. 

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o FGTS Digital vai reduzir, a partir de agora,  a burocracia, além de melhorar a confiabilidade no sistema, ao agilizar a conversão dos depósitos no saldo da conta do trabalhador.

O Serpro informa que o novo sistema integra os dados do e-Social, do Pix Caixa, do Portal Gov.br, entre outros. Ao todo, 4,5 milhões de empregadores vão usar a plataforma para administrar os dados de mais de 50 milhões de trabalhadores. Todos os meses, serão emitidas 7 milhões de guias para recolhimento do fundo.

Outras novidades do FGTS Digital são: rapidez do pagamento do FGTS em atraso, com a possibilidade de recolhimento de vários meses em uma única guia; cálculo automático da multa do FGTS, com base no histórico de remunerações do e-Social;  e recomposição automática de salários de períodos anteriores e de pagamento da indenização compensatória.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Economia

MS: Lula visita JBS e comemora exportação de carne para China

Em 2023, quase 40% de toda a carne vendida pelo Brasil foi para a China; o que rendeu mais de U$ 8 bilhões ao nosso país.

Baixar arquivo
Saúde

Abril lilás: câncer de testículo matou quase 4 mil entre 2012 e 2021

O Instituto Nacional de Câncer aponta que o câncer de testículo corresponde a 1% dos tumores masculinos no mundo. Apesar de raro, ele preocupa porque afeta mais homens em idade produtiva.

Baixar arquivo
Geral

São Paulo sanciona lei sobre uso do cordão de girassol

O uso do cordão, que é uma espécie de colar verde com desenhos de pequenos girassóis, facilita a rápida identificação de pessoas com deficiências que podem não ser percebidas de imediato, como auditivas, visuais e intelectuais.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Civil prende suspeitos de negociar armas furtadas do Exército

Depois de uma denúncia anônima, a polícia localizou a dupla em um condomínio de luxo em Santana de Parnaíba (SP) e cumpriu mandado de prisão temporária. 

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de internações por dengue em hospitais privados de SP

Levantamento realizado pelo SindHosp mostra que aumento ocorreu tanto nos leitos clínicos, como nas UTIs dos hospitais particulares de São Paulo.  

 

Baixar arquivo
Saúde

Dia D de vacinação contra gripe será neste sábado em todo o Brasil

Várias cidades do país realizam neste sábado (13) um Dia D de vacinação contra a gripe. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 75 milhões de pessoas. 

Baixar arquivo