Haddad comemora crescimento do PIB acima do esperado

Publicado em 01/03/2024 - 20:56 Por Tâmara Freire - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou o crescimento de 2,9% do PIB brasileiro em 2023. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (1) pelo IBGE e significa, em valores correntes, que todas as riquezas produzidas no país somaram R$ 10,9 trilhões. De acordo com Haddad, o crescimento foi bastante acima do que era esperado no começo do ano passado.

A expectativa do governo é que, em 2024, o crescimento fique em 2,2%. E, ainda de acordo com o ministro, o desafio atual é incentivar investimentos.

“O ano passado, não foi o investimento que puxou o crescimento. Foi produção agrícola, o consumo das famílias, foi o consumo do governo, as exportações… mas o investimento foi, vamos dizer assim, a variável que menos acompanhou essa evolução. E agora nós queremos criar um ambiente de negócio necessário para o empresário invista fortemente, porque é esse o investimento que realmente melhora as condições econômicas. Você cresce sem risco inflacionário”, aponta.

A avaliação de que o resultado do PIB foi melhor do que o esperado também foi compartilhada pelo presidente Lula em um breve comentário nas redes sociais.

Edição: Web: Fran de Paula

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo