Aumenta o endividamento das famílias brasileiras em março

Publicado em 04/04/2024 - 16:20 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O endividamento das famílias brasileiras cresceu em março. No mês, 78,1% das famílias afirmaram ter dívidas a vencer, o que representa um aumento de 0,2 ponto percentual em relação a fevereiro. Na comparação com março de 2023, porém, o índice ficou 0,2 p.p. abaixo.

As informações são na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, e divulgada nesta quinta-feira (4) pela CNC.

A quantidade de famílias com dívidas atrasadas aumentou 0,5 p.p., após cinco meses em queda, alcançando 28,6% do universo pesquisado. Entretanto, o indicador manteve-se abaixo do registrado em março de 2023, de 29,4%.

As famílias consideradas de baixa renda, até 3 salários mínimos, impulsionaram o endividamento no mês, respondendo por uma parcela de 79,7%. 

A faixa de baixa renda recorreu mais ao crédito, com maior dificuldade de amortizar essas dívidas. Porém houve melhora da expectativa para pagar contas atrasadas, reflexo dos programas sociais e de auxílio ao crédito.

O valor médio das dívidas registrou queda, pelo segundo mês seguido, entre consumidores que relataram ter mais da metade dos rendimentos comprometidos. A redução foi 0,5 p.p. no primeiro trimestre do ano.

O percentual de famílias com dívidas vencidas por mais de 90 dias permaneceu em 47,5% pelo terceiro mês.

O cartão de crédito representou 86,9% das dívidas no mês, aumento de 0,8 p.p., na comparação com o mesmo mês do ano passado, e estável diante de fevereiro de 2024.

Edição: Vitoria Elizabeth / Liliane Farias

Últimas notícias
Internacional

Internacional: 35 mil já morreram na Faixa de Gaza

E mais: Antony Blinken, chefe da diplomacia dos Estados Unidos, fez uma visita surpresa à capital ucraniana hoje (14).

Baixar arquivo
Economia

Banco Central baixa taxa Selic para 10,5% ao ano

A decisão não foi unânime. A ata do Comitê de Política Monetária (Copom) destacou a importância de uma política fiscal confiável e da sustentabilidade da dívida para tranquilizar as expectativas sobre a inflação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Pantanal vive situação crítica de escassez de água

A Agência Nacional de Águas declarou Situação Crítica de Escassez na bacia do Paraguai, a principal do bioma, até o dia 31 de outubro deste ano. Essa situação pode afetar o abastecimento de água, especialmente em Cuiabá (MT) e Corumbá (MS).

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas Ticuna participam de casamento coletivo no Oeste do Amazonas

A cerimônia marcou a união de mais de 500 indígenas e fez parte da agenda da Semana Nacional de Registro Civil. O foco da campanha é a ampliação do acesso à documentação civil básica a todos os brasileiros, para que tenham direito à educação, saúde, previdência e auxílios governamentais.

Baixar arquivo
Economia

Banco do Brics vai destinar R$ 5,7 bilhões ao Rio Grande do Sul

Os valores serão destinados para apoio a pequenas e médias empresas; obras de proteção ambiental; infraestrutura; água e tratamento de esgoto; prevenção de desastres; e infraestrutura agrícola.

Baixar arquivo
Geral

Volkswagen dá férias coletivas por causa das enchentes no RS

Trabalhadores das fábricas em São Paulo vão entrar em férias coletivas a partir da semana que vem. A decisão foi tomada em função da falta de peças produzidas no Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo