Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Publicado em 16/04/2024 - 16:39 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A previsão para a taxa básica de juros no Boletim Focus subiu após 15 semanas de estabilidade.

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

A conselheira do Conselho Federal de Economia Ana Claudia Arruda explica que fatores internos e externos do Brasil influenciam essa mudança na previsão para os juros.

"As incertezas com relação ao cumprimento da meta fiscal para 2025, o aquecimento no mercado de trabalho que pode pressionar a demanda interna, bem como o conflito entre Israel e Irã que ainda não se tem muita clareza com relação aos desdobramentos desse conflito". 

O boletim, divulgado nesta terça-feira (16), a expectativa é que o IPCA fique em 3,71%, contra 3,76% na semana passada. No entanto, para 2025, o movimento foi o inverso. A expectativa subiu de 3,53% para 3,56%.

Para o PIB, Produto Interno Bruto, que é a soma dos produtos e serviços produzidos no país, espera-se um crescimento de 1,95% em 2024.

O doutor e professor de Economia da Unifesp André Roncaglia avalia que o mercado está passando a ter uma visão mais realista da economia.

"Eu não vejo que é tanto um otimismo. Eu acho que o mercado está, na verdade, agora, assumindo um maior realismo com relação as suas estimativas. A percepção era de que haveria uma desaceleração muito forte. E os indicadores, principalmente quando a gente vê comércio, agropecuária, vêm dando sinais de uma resiliência importante". 

O dólar deve terminar o ano a R$ 4,97 - um pouco mais caro do que na última edição do boletim.

Edição: Sâmia Mendes / Liliane Farias

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo