Como evitar erros na declaração pré-preenchida do Imposto de Renda
O modelo pré-preenchido da declaração de Imposto de Renda facilita a vida do contribuinte. Esta opção é oferecida desde 2021 e, apesar de ser prática, exige alguns cuidados.
Confira todos os episódios da série Tira-Dúvidas do IR 2024 aqui
Mariana Campagnoni, professora de Ciências Contábeis e Finanças da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), alerta para o Tira-Dúvidas do IR 2024 que é necessário prestar atenção nos dados financeiros que estão na declaração:
"Ao preenchermos a declaração, é importante conferirmos se todas as informações lançadas no programa da Receita Federal estão de acordo com o que foi apresentado nas documentações, como caso dos informes de rendimentos ou do plano de saúde, por exemplo".
Mariana alerta ainda para a importância de tratar os dados cadastrais com atenção. Qualquer descuido pode fazer a pessoa cair na malha fina.
"Informações como endereço e conta bancária também devem estar corretos. Se o contribuinte mudou de endereço, ele deve informar esta mudança no sistema. Se ele adquiriu bens móveis, imóveis ou investimentos, por exemplo, essas informações também devem ser informadas".
A declaração pré-preenchida pode ser obtida por meio do programa da Receita Federal IRPF 2024, pelo aplicativo Meu Imposto de Renda ou pela plataforma Gov.br. Mas atenção: apenas usuários com conta gov.br ouro ou prata têm acesso a esta facilidade.
É possível habilitar a categoria prata no Gov.br cadastrando o reconhecimento facial, pelo internet banking de sua instituição financeira ou, ainda, com cadastro via Sigepe para servidores públicos. Para habilitar a categoria ouro, você pode vincular dados do seu título de eleitor, da Carteira de Identidade Nacional ou, ainda, validar dados do certificado digital.