Desemprego fica em 7,9% no primeiro trimestre, a menor taxa desde 2014

Publicado em 30/04/2024 - 15:04 Por Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,9% nos primeiros três meses de 2024. São mais 542 mil pessoas buscando por uma vaga no mercado de trabalho, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgados nesta terça-feira (30) pelo IBGE.

Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas Domiciliares do Intituto, observa que esse movimento de expansão do indicador reforça um padrão sazonal.

“No início de cada ano há uma tendência, de fato, à expansão do número de pessoas procurando trabalho. Uma perda de postos de trabalho normalmente de caráter temporário, de trabalhadores que estavam na ocupação no final de 2023 e, virando o ano, essas pessoas, parte dessa ocupação é dispensada, fazendo, portanto, aumentar a pressão do número de pessoas que procuram trabalho”.   

Apesar dessa alta, a taxa ainda está abaixo daquela registrada em igual período do ano passado, quando ficou em 8,8%.  

A taxa também é a menor verificada para um trimestre encerrado em março desde 2014.

Os números do IBGE indicam que, na média do trimestre avaliado, o rendimento médio do trabalhador alcançou R$ 3.123. O valor representa alta de 1,5% entre trimestres seguidos e 4% ante o período de janeiro a março de 2023.

Em relação à carteira assinada, o levantamento aponta que, mesmo com redução na ocupação no primeiro trimestre em comparação com o fim de 2023, não houve mudança significativa no nível de emprego formal, com cerca de 38 milhões de pessoas. Esse quantitativo representa alta de 3,5% em relação a igual período do ano passado.

Edição: Vitoria Elizabeth / Fran de Paula

Últimas notícias
Saúde

Fiocruz realiza simpósio internacional e discute produção de vacinas

Outro tema debatido no Simpósio Internacional de Imunobiológicos é o uso de inteligência artificial a favor do diagnóstico de doenças. 

Baixar arquivo
Geral

Saiba como está o fornecimento de energia e gás de cozinha no RS

Ministério de Minas e Energia disse que quatro municípios já tiveram o fornecimento de energia restabelecido. 

Baixar arquivo
Geral

Cinco barragens têm risco de rompimento no Rio Grande do Sul

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do estado, uma delas é a Usina Hidrelétrica 14 de Julho, que fica em Cotiporã e Bento Gonçalves. 

Baixar arquivo
Geral

Ceasa do Rio Grande do Sul retoma as atividades

A Central de Abastecimento tinha sido afetada pela enchente e agora retomou suas atividades no Centro de Distribuição das Farmácias São João, em Gravataí, onde vai operar temporariamente.

Baixar arquivo
Geral

Saque Calamidade: afetados por chuvas no RS poderão sacar FGTS

O Saque Calamidade vai ficar disponível nos municípios que tiveram a situação de emergência ou o estado de calamidade pública reconhecido pelo do governo federal.

Baixar arquivo
Geral

Disque 100 abre novo canal para localizar crianças desaparecidas no RS

Após discar 100, você pode escolher a opção “zero”, sobre desaparecidos em razão das chuvas e enchentes.

Baixar arquivo