Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

Economista André Roncaglia explica o que muda para o consumidor

Publicado em 28/04/2024 - 12:10 Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

O projeto trata dos dois novos tributos instituídos: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), a ser arrecadado pela União, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que fica a cargo dos estados e municípios. 

A Rádio Nacional ouviu o economista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) André Roncaglia para explicar o que muda para o consumidor. 

De acordo com ele, o que se espera com as medidas é uma redução no preço dos produtos, principalmente no consumo básico das famílias de baixa renda, já que o imposto médio vai cair de 34% para 26,5% do valor final. 

Outra novidade é o retorno de parte dos impostos pagos em forma de desconto ou depósito em dinheiro, para quem é beneficiário de programas sociais. O modelo do chamado cashback ainda não foi definido. 

Lembrando que as mudanças, se aprovadas pelo Congresso Nacional, só começam a valer a partir de 2026, com um longo período de transição até 2033. 

O governo ainda vai enviar a regulamentação do Comitê Gestor do IBS, órgão com representação dos estados e municípios que será responsável por fixar as alíquotas do imposto a ser administrado pelos governos locais. 

Edição: Akemi Nitahara

Últimas notícias
Esportes

MEC flexibiliza calendário escolar no RS após enchentes

MEC publicará resolução do Conselho Nacional de Educação voltada a orientar sistemas de ensino para retomada segura das aulas, em razão do estado de calamidade

Baixar arquivo
Geral

Prefeitura do Rio suspende show de Bruno Mars em outubro

A venda de ingressos foi suspensa nessa quinta-feira (9), após a Prefeitura confirmar que não houve autorização para os shows, 4 e 5 de outubro, às vésperas das eleições municipais, no domingo, dia 6.

Baixar arquivo
Geral

Quase mil escolas foram afetadas pelas enchentes no RS

Por causa da situação de calamidade, o Ministério da Educação flexibilizou o calendário escolar do ensino básico e superior no estado.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Primeiro dia da mães nos EUA

Todos os anos, no segundo domingo de maio, é celebrado o dia das mães em várias partes do mundo!

Baixar arquivo
Geral

STF mantém restrição de políticos em estatais

Também na sessão dessa quinta-feira (9), os ministros concluíram, por unanimidade, que podem permanecer em suas atuais funções as pessoas indicadas para cargos em estatais desde a concessão da decisão liminar do relator da ação no STF, ministro Ricardo Lewandowski,

Baixar arquivo
Economia

É preciso declarar valores em Pix recebidos de pessoas físicas? 

Saiba em quais situações é preciso declarar valores em Pix recebidos de pessoas físicas na declaração do Imposto de Renda.

Baixar arquivo