O IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação oficial, encerrou março em 0,16%. A taxa ficou 0,67 ponto percentual abaixo do índice do mês anterior, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE.
No ano, a inflação acumula alta de 1,42%, e, nos últimos 12 meses, de 3,93, abaixo dos 4,5% verificados em igual período anterior.
Em março do ano passado a variação do IPCA foi 0,71%.
Os preços de seis dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE para cálculo do indicador subiram em março. O grupo Alimentação e Bebidas registrou a maior alta, de 0,53%. Destaque para a aceleração dos preços da cebola, tomate, ovo de galinha, frutas e do leite longa vida.
Na sequência de alta veio o grupo Saúde e cuidados pessoais, com 0,43%, resultado influenciado pelos aumentos dos planos de saúde e produtos farmacêuticos.
O grupo Transportes inverteu o sinal e passou da alta de 0,72% em fevereiro para queda de 0,33% em março, favorecido pelo recuo nos preços da passagem aérea e alta menor no valor da gasolina.
O IPCA aponta a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos.
Já a inflação para famílias com renda de até cinco salários-mínimos, medida pelo INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, subiu 0,19% em março, ficando acima da taxa de fevereiro. Nos últimos 12 meses, o INPC acumula alta de 1,58%.