A invasão do Siafi, Sistema Integrado de Administração Financeira do Tesouro Nacional, está sendo investigada pela Polícia Federal e também pela Agencia Brasileira de Inteligência, a Abin.
O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.
O ministro disse não saber sobre valores supostamente desviados e que recebeu a informação assim que a imprensa começou a divulgar o caso.
Essa invasão foi inicialmente divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo. Os criminosos supostamente conseguiram emitir ordens bancárias e desviar dinheiro público usando o login de terceiros no Portal Gov.br.
Em nota, o Tesouro Nacional confirmou que não houve invasão, mas que ocorreu uma utilização indevida de credenciais obtidas de modo irregular. Disse ainda que as tentativas de realizar operações no Siafi foram identificadas e não causaram prejuízos à integridade do sistema. Além disso, estão sendo tomadas todas as medidas necessárias, incluindo ações para reforçar a segurança do sistema.