A solidariedade com o Rio Grande do Sul pode ser vista na quantidade de doações enviadas ao Estado. Agora, a prioridade é para produtos de limpeza, higiene pessoal e cosméticos. Muitos são usados para desinfetar objetos e ambientes, o que evita o aparecimento de doenças causadas por germes e bactérias.
Diante dessa rede de solidariedade, a Anvisa, Agencia Nacional de Vigilância Sanitária ressalta que é importante a pessoa checar se o produto está regularizado, o que pode ser feito no site consultas.anvisa.gov.br. Além disso, devem ser entregues na embalagem original, para que eles possam ser usados de maneira correta.
Caso as empresas de cosméticos e produtos de higiene, como sabonetes, queiram fazer a doação, devem incluir alguma frase no rótulo dizendo que o produto tem essa destinação. Não é necessário, nesse caso, fazer qualquer comunicação à Anvisa.
Já para as empresas do setor de saneantes, que são aqueles produtos usados na limpeza e conservação de ambientes, é necessário realizar o pedido junto à Agência.
No caso de um novo produto com outro nome ou diferente apelo de rotulagem específico para doação é necessário providenciar uma nova notificação ou registro na Agência. Mesmo caso para cosméticos e produtos de higiene.
Apenas as empresas fabricantes desses produtos que, tenham autorização de funcionamento, podem notificar ou registrar esses produtos na Anvisa.