Aumenta o endividamento das famílias brasileiras em abril

Publicado em 07/05/2024 - 20:19 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O endividamento das famílias brasileiras aumentou pelo segundo mês seguido, atingindo quase 79% dos lares em abril.

A informação é da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, apurada mensalmente pela CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Segundo a economistas Izis Ferreira, da CNC, o aumento do número de pessoas com dívidas demonstra maior demanda por crédito.

A inadimplência se manteve estável para aproximadamente 29% da população, porém o número de consumidores que afirmaram não ter condições de pagar suas dívidas vencidas foi o maior no ano, chegando a 12% dos entrevistados. Esse aumento da dificuldade de pagamento foi acompanhado pelo crescimento de 0,4 ponto percentual na parcela de famílias consideradas “muito endividadas”, que atingiu pouco mais 17%, maior patamar desde janeiro.

A população de renda menor foi a principal responsável pelo aumento do endividamento geral, mesmo com incremento nas demais categorias. As famílias com renda até 3 salários mínimos tiveram avanço de 0,7 ponto percentual no endividamento, chegando a 80% do total.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, as famílias com renda abaixo de 5 salários mínimos estão mais endividadas, enquanto as que recebem entre 5 e 10 salários mínimos e acima de 10 salários reduziram seu endividamento. A diminuição mais expressiva foi no grupo dos mais ricos, que recebem acima de 10 salários – a queda foi de 75,3% para 71,7%.

Já as classes de maior renda apresentaram aumento da inadimplência. As famílias com renda entre 5 e 10 salários aumentaram, de quase 21% para pouco mais de 22%, o indicador entre março e abril; as que recebem mais de 10 salários subiram de 14,3% para 14,6% no mês. Já a população com renda mais baixa registrou redução da inadimplência de 36,3% para 35,8%, percentual menor que em abril de 2023.

O cartão de crédito permanece como a principal fonte de endividamento, sendo utilizado por 87,1% dos devedores.

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Política

"Que bom que vocês podem reivindicar", diz Lula a servidores grevistas

Presidente reagiu a protesto feito durante inauguração de obra em SP. Servidores de instituições de ensino federais, parados há pelo menos 75 dias, levaram cartazes ao evento oficial.

Baixar arquivo
Geral

Museu no RS envia mais de 200 toneladas de ajuda às vítimas das chuvas

O Museu do Hip Hop do Rio Grande do Sul já encaminhou as doações para comunidades periféricas atingidas pelas enchentes na região metropolitana de Porto Alegre.

Baixar arquivo
Geral

Rompimento de adutora deixa 14 bairros sem água em Porto Alegre

Entre os bairros afetados estão Cristo Redentor, Passo D'Areia, Boa Vista e Vila Ipiranga.

Baixar arquivo
Geral

Governo autoriza a compra de 1 milhão de toneladas de arroz

Ao todo, R$ 7,2 bilhões foram liberados para a compra que será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar através da Companhia Nacional de Abastecimento.

Baixar arquivo
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo