Como fazer a declaração de alguém que morreu em 2023?

Material faz parte da série Tira-Dúvidas do IR 2024

Publicado em 24/05/2024 - 07:30 Por Edgard Matsuki - repórter da Radioagência Nacional - Brasília

A morte de um ente querido gera, além de dor e luto nas pessoas próximas, entraves burocráticos. No caso do Imposto de Renda, por exemplo, é preciso que se realize a chamada declaração de espólio, como se chamam os bens deixados por alguém que morreu.

Confira todos os episódios da série Tira-Dúvidas do IR 2024 aqui

Existem três tipos de declaração de espólio: a inicial, que corresponde ao ano-calendário do falecimento; as intermediárias, que são feitas nos anos seguintes ao falecimento, até que a decisão judicial da partilha seja concluída, e a declaração final de espólio, que corresponde ao ano-calendário da decisão judicial relativa à partilha.

O professor da UDF Deypson Carvalho fala mais sobre este tipo de declaração: 

A declaração inicial de espólio, que é a declaração de Ajuste Anual correspondente ao ano-calendário do falecimento, apresentada em nome da pessoa falecida, com a indicação do CPF e o endereço residencial da data do falecimento, utilizando, nos casos de declarações inicial e intermediária, o código de natureza da ocupação relativo ao espólio (código 81). E deve deixar em branco a ocupação principal e seu respectivo código.

A Declaração de Ajuste Anual com a indicação na ficha como sendo de espólio, a partir do exercício correspondente ao ano-calendário do falecimento do contribuinte e até a data da decisão judicial da partilha é considerada declaração de espólio intermediária. Para os efeitos fiscais, somente com a decisão judicial ou por escritura pública de inventário e partilha extingue-se a responsabilidade da pessoa falecida, dissolvendo-se, então, a universalidade de bens e direitos, sendo necessário entregar a declaração final de espólio à Receita Federal do Brasil, para que todos os bens e direitos sejam transferidos para o meeiro, os herdeiros ou sucessores legais.

A declaração de espólio pode ser apresentada pelo cônjuge, meeiro, sucessor a qualquer título ou por representante desses, enquanto não estiver iniciado o inventário. Depois do início do inventário, ela deve ser declarada pelo inventariante ou representante deste. Deypson explica, ainda, como proceder no caso do falecimento de alguém que tenha direito à restituição do Imposto de Renda.

 

Então, tem direito a receber a restituição do falecido quem tiver o alvará judicial. Então, com base nesse documento  a própria formal de partilha vai fazer a destinação do beneficiário daquela restituição.

O prazo para declaração do Imposto de Renda termina em 31 de maio de 2024. 

O prazo para declaração do Imposto de Renda termina no dia 31 de maio. Você pode obter dicas para fazer sua declaração no Tira-Dúvidas do IR 2024. 

Edição: Israel do Vale/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Anvisa pede que consumidores registrem reações adversas a cosméticos

Agência orienta que é essencial prestar atenção e notificar qualquer tipo de reação após o uso de cosméticos como tintura de cabelo, hidratantes, esmaltes e perfumes, pois o relato ajuda na garantia da segurança dos produtos disponíveis no mercado brasileiro.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil estreia na Copa América contra a Costa Rica

A seleção brasileira entra em campo nesta segunda-feira, a partir das 22h. 

Baixar arquivo
Justiça

Governo de SP diz que escola cívico-militar promove direitos humanos

A manifestação foi enviada em resposta ao pedido do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que julga uma ação protocolada pelo PSOL. A PGR também se manifestou contra a lei que instituiu essas escolas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

No Rio, Polícia Federal prende 14 pessoas por crimes ambientais

As prisões aconteceram por pesca ilegal, associação criminosa, receptação qualificada, posse ilegal de animais silvestres e maus tratos. Quatro dos presos anunciavam a venda dos animais em plataforma de comércio on-line.

Baixar arquivo
Geral

RS: 74 municípios tiveram prejuízo por chuvas nos últimos 10 dias

Prejuízos foram causados por alagamentos, inundações e deslizamentos de terra nos últimos dez dias, segundo a Defesa Civil do estado. O boletim atualizado foi divulgado na tarde desta segunda-feira (24).

Baixar arquivo
Cultura

Em Olinda, quadrilha de bonecos gigantes festeja os santos juninos

O cortejo se concentra logo mais, às 18h e percorre as ruas da cidade pernambucana. A apresentação dos 12 casais de bonecos gigantes será no Largo do Guadalupe.

Baixar arquivo