Como fazer a declaração de alguém que morreu em 2023?

Material faz parte da série Tira-Dúvidas do IR 2024

Publicado em 24/05/2024 - 07:30 Por Edgard Matsuki - repórter da Radioagência Nacional - Brasília

A morte de um ente querido gera, além de dor e luto nas pessoas próximas, entraves burocráticos. No caso do Imposto de Renda, por exemplo, é preciso que se realize a chamada declaração de espólio, como se chamam os bens deixados por alguém que morreu.

Confira todos os episódios da série Tira-Dúvidas do IR 2024 aqui

Existem três tipos de declaração de espólio: a inicial, que corresponde ao ano-calendário do falecimento; as intermediárias, que são feitas nos anos seguintes ao falecimento, até que a decisão judicial da partilha seja concluída, e a declaração final de espólio, que corresponde ao ano-calendário da decisão judicial relativa à partilha.

O professor da UDF Deypson Carvalho fala mais sobre este tipo de declaração: 

A declaração inicial de espólio, que é a declaração de Ajuste Anual correspondente ao ano-calendário do falecimento, apresentada em nome da pessoa falecida, com a indicação do CPF e o endereço residencial da data do falecimento, utilizando, nos casos de declarações inicial e intermediária, o código de natureza da ocupação relativo ao espólio (código 81). E deve deixar em branco a ocupação principal e seu respectivo código.

A Declaração de Ajuste Anual com a indicação na ficha como sendo de espólio, a partir do exercício correspondente ao ano-calendário do falecimento do contribuinte e até a data da decisão judicial da partilha é considerada declaração de espólio intermediária. Para os efeitos fiscais, somente com a decisão judicial ou por escritura pública de inventário e partilha extingue-se a responsabilidade da pessoa falecida, dissolvendo-se, então, a universalidade de bens e direitos, sendo necessário entregar a declaração final de espólio à Receita Federal do Brasil, para que todos os bens e direitos sejam transferidos para o meeiro, os herdeiros ou sucessores legais.

A declaração de espólio pode ser apresentada pelo cônjuge, meeiro, sucessor a qualquer título ou por representante desses, enquanto não estiver iniciado o inventário. Depois do início do inventário, ela deve ser declarada pelo inventariante ou representante deste. Deypson explica, ainda, como proceder no caso do falecimento de alguém que tenha direito à restituição do Imposto de Renda.

 

Então, tem direito a receber a restituição do falecido quem tiver o alvará judicial. Então, com base nesse documento  a própria formal de partilha vai fazer a destinação do beneficiário daquela restituição.

O prazo para declaração do Imposto de Renda termina em 31 de maio de 2024. 

O prazo para declaração do Imposto de Renda termina no dia 31 de maio. Você pode obter dicas para fazer sua declaração no Tira-Dúvidas do IR 2024. 

Edição: Israel do Vale/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Política

Presidente do Solidariedade se entrega à Polícia

Eurípedes Macedo Jr. é alvo da operação “Fundo do Poço", da Policia Federal, e acusado de desvios de recursos do fundo partidário e eleitoral do PROS, o Partido Republicano da Ordem Social.

Baixar arquivo
Geral

Lula se reúne com empresa responsável por apagões em SP, RJ e CE

Segundo o presidente, representantes da Enel assumiram o compromisso de ampliar investimentos no Brasil e prometeream que não haverá mais apagões nas regiões onde a empresa italiana fornece e energia. 

Baixar arquivo
Geral

Rio Grande do Sul volta a enfrentar chuvas

Vai chover em várias regiões do estado até terça-feira (18). Mesmo não sendo tão intensas quanto as de maio, volume de água preocupa.

Baixar arquivo
Educação

Enem 2024 tem 5 milhões de inscritos

O Inep divulgou o balanço de inscrições para o Enem 2024, mas número final de candidatos só vai ser conhecido depois do prazo extra de inscrição para moradores do Rio Grande do Sul que termina no dia 21 de junho. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo cria sala de situação para enfrentrar secas e incêndios

O governo federal instalou uma sala de situação preventiva, para tratar sobre a seca e o combate a incêndios, especialmente no Pantanal e na Amazônia.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Chuvas deixam cidades pernambucanas em estado de alerta

Recife está em alerta laranja por causa das chuvas que atingiram a cidade entre sexta (14) e  sábado (15). Em outros muncípios de Pernambuco, as chuvas foram ainda mais intensas e ficaram acima de 100 milímetros. 

Baixar arquivo