O IBGE confirmou nesta segunda-feira (20) que precisou se adaptar para realizar a coleta de preços na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, medida importante para a elaboração do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, IPCA-15, que será divulgado pelo órgão na próxima semana. A mesma situação já havia ocorrido durante a pandemia de covid-19.
Segundo a diretora de Pesquisas do IBGE, Elizabeth Hypolito, as informações estão sendo obtidas, na medida do possível, por meio de entrevistas por telefone e pela internet, uma vez que algumas instalações da instituição no estado foram atingidas pelas enchentes.
A diretora também informou que ainda não é possível avaliar o impacto que isso terá nas pesquisas, porque será necessário esperar o fechamento de cada uma delas.
O presidente do IBGE, Márcio Pochmann, explicou que, como as chuvas fortes no Rio Grande do Sul começaram no final de abril, o impacto nos indicadores daquele mês é restrito, uma vez que ainda não é possível fazer uma avaliação.
*Com informações da Agência Brasil