Show da Madonna gera mais de 300 milhões de reais à economia carioca

Publicado em 06/05/2024 - 13:27 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro
Atualizado em 06/05/2024 - 14:27

O Governo do Rio de Janeiro divulgou, nesta segunda-feira, o balanço da megaoperação para a apresentação da cantora Madonna, que aconteceu sábado e reuniu 1,6 milhão de pessoas, em Copacabana, zona sul da capital.

Na parte que se refere aos investimentos no megaevento, o documento aponta que estado e Prefeitura gastaram, juntos, 20 milhões de reais, um terço do valor total de 60 milhões, que incluiu aportes da iniciativa privada.

Em retorno para o município, o balanço estima que a presença da pop star na cidade gerou mais de 300 milhões de reais à economia carioca.

O evento atraiu cerca de 150 mil turistas nacionais e internacionais e teve 96 % de ocupação hoteleira em Copacabana e bairros próximos.

O destaque da estrutura da festa foi a atuação das forças de segurança, com mais de 5 mil agentes, entre policiais militares, civis e bombeiros, que garantiram ao público proteção antes, durante e após o show. O esquema também contou com 65 torres de observação, 18 pontos de bloqueio e revista, além do policiamento na areia da praia.

Quatro mandados de prisão foram cumpridos, oito adolescentes apreendidos, sete pessoas presas e 213 ocorrências registradas. As equipes de segurança recolheram cerca de 160 objetos cortantes nos pontos de revista e bloqueio.

A diretora do departamento-geral da Polícia Civil, Raissa Seles, enumera as ações que concentraram a maior atenção dos agentes diante da previsão que se confirmou de um públio acima de 1,6 milhão de pessoas. 

"Tivemos o cuidado de  determinar atendimentos especiais a mulher, crimes de intolerância,  turistas, acolhimento a menores perdidos ou em vulnerabilidade.  Tínhamos grupos para resolver problemas de forma imediata. Todos os órgãos se falavam a todo momento, para poder prestar um serviço de qualidade, que é o que a população do Rio merece."

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, instalado na Praça do Lido, a 350 metros do palco, estava entre os recursos para combater possíveis ações criminosas. O Centro colocou em ação 30 câmeras vinculadas a um avançado sistema de reconhecimento facial e drones que sobrevoaram a orla, com imagens de longo alcance e zoom capaz de aproximar o alvo até 200 vezes. O Corpo de Bombeiros realizou mais de 50 atendimentos., sendo 45 salvamentos marítimos, e cerca de duas mil ações de prevenção.

Edição: Vitoria Elizabeth / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Economia

Prazo para adesão ao Desenrola Brasil termina na segunda-feira (20)

Os descontos podem passar de 80% do valor da dívida e os pagamentos podem ser feitos à vista ou parcelados em até sessenta meses e sem entrada.

Baixar arquivo
Geral

MP autua comerciantes que praticam preços abusivos no RS

Desde o dia quatro, o grupo que combate o crime organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul já recebeu 680 denúncias de venda de produtos com preços abusivos. 65 pessoas foram autuadas em Porto Alegre, Canoas, Gravataí e em vários outros locais.

Baixar arquivo
Cultura

Mais de mil instituições culturais celebram Semana Nacional dos Museus

A programação da 22ª Semana Nacional de Museus segue com atividades gratuitas até este domingo. O tema deste ano é Museus, Educação e Pesquisa. Promovida anualmente pelo Ibram, a celebração marca o Dia Internacional dos Museus, comemorado neste sábado.

Baixar arquivo
Geral

Fim de semana tem previsão de chuvas isoladas no Rio Grande do Sul

O fim de semana tem previsão de chuvas isoladas e mais fracas para o Rio Grande do Sul de acordo com o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia. Já nas outras regiões do estado, não há previsão de chuva. As temperaturas em Porto Alegre terão máxima de 16ºC.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias do RS ainda sofrem impacto de enchentes que atingiram estado

O Ministério dos Transportes busca restabelecer o fluxo viário e assegurar o abastecimento das regiões atingidas. Já foram liberados mais de 80 trechos em 11 rodovias federais que cortam o estado. Atualmente, 20 trechos estão em obras ou com serviços para liberação das pistas. Alguns locais bloqueados têm acesso liberado apenas para veículos de emergência.

Baixar arquivo
Justiça

TRE suspende julgamento de cassação do governador do Rio de Janeiro

Tribunal Regional Eleitoral vai julgar se houve abuso de poder político e econômico, com uso eleitoral da máquina pública, por Cláudio Castro. 

Baixar arquivo