Apoio financeiro RS: adesão para trabalhadores domésticos começa hoje

O prazo para solicitar o benefício encerra em 26 de julho

Publicado em 29/06/2024 - 15:11 Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os trabalhadores domésticos que foram atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul já podem solicitar o apoio financeiro que está sendo oferecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O prazo começou neste sábado (29). O pagamento equivalente a dois salários-mínimos vai ser efetuado pela Caixa Econômica Federal, conforme a data de adesão.

A primeira parcela está agendada para 8 de julho, para os trabalhadores domésticos que enviarem o pedido até esta segunda-feira (1º). O prazo para solicitar o apoio financeiro encerra em 26 de julho.

O pedido pode ser realizado no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou no Portal Emprega Brasil, na versão do trabalhador, por meio do site GOV.BR. Vão ser pagas duas parcelas de R$ 1.412, em julho e agosto, a cerca de 434 mil trabalhadores formais do Rio Grande do Sul. Caso o beneficiário não tenha conta na Caixa, o banco vai abrir automaticamente uma conta poupança.

Vale lembrar que se enquadra na categoria de trabalhador doméstico quem presta serviços de forma habitual, subordinada, remunerada e para terceiros no âmbito residencial, por mais de dois dias por semana. São alguns exemplos: empregado doméstico, jardineiro, motorista e mordomo.

O auxílio a esses profissionais faz parte do programa do Governo Federal que beneficia diretamente os trabalhadores atingidos pela calamidade no Rio Grande do Sul.

 

Edição: Daniel Ito - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

G20: termos de força-tarefa contra a fome serão assinados dia 24

A iniciativa, inédita, vai marcar o G20 durante o período em que o Brasil ocupa a presidência do Grupo. A Aliança vai coordenar ações e parcerias para apoiar a implementação de programas nos países que aderirem à proposta, escolhidos a partir de experiências bem-sucedidas. O exemplo brasileiro é o Programa Bolsa Família.

Baixar arquivo
Economia

Imposto sobre importação de carro elétrico aumenta para 18%

Importar um automóvel elétrico está mais caro a partir desta segunda-feira, 1º. Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o reajuste estava definido no cronograma do governo federal, com objetivo de incentivar a p

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz confirma morte por meningite transmitida por caramujo no RJ

A morte foi em Nova Iguaçu, em abril deste ano. O verme causador da doença foi descoberto em caramujo aquático. A infecção nos seres humanos acontece quando as pessoas ingerem um caramujo infectado ou o muco liberado por ele, contendo as larvas do verme.

Baixar arquivo
Cultura

Reforma no Teatro Carlos Gomes terá investimento de R$ 16 milhões

Palco de grandes espetáculos com nomes marcantes, como Bibi Ferreira e Grande Otelo, o espaço foi completamente reformulado e receberá como primeira atração do 18º Prêmio APTR, voltado para profissionais de teatro de todo o país.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Censipam prevê estiagem na região amazônica

De acordo com o órgão, que é vinculado ao Ministério da Defesa, os níveis dos rios monitorados em 14 estações do Centro podem chegar perto ou ultrapassar a mínima histórica registrada.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai reforçar atendimento a indígenas no Acre

Duas comunidades registraram aumento expressivo de doenças como gripe, síndrome respiratória aguda e diarreia. Crianças de até 5 anos e idosos estão entre os mais afetados. A equipe vai mapear a situação e, se necessário, fazer a remoção de pacientes. 

Baixar arquivo