Dados da Pnad: desemprego cai 7,1% no último trimestre

Taxa caiu 0,7 em relação a trimestre anterior

Publicado em 28/06/2024 - 15:19 Por Priscila Thereso, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A taxa de desemprego no país caiu para 7,1% no trimestre encerrado em maio; esse é o menor índice para o período desde 2014, segundo o IBGE. A taxa de desocupação recuou 0,7 ponto percentual na comparação com o trimestre de dezembro a fevereiro de 2024. Também houve queda na comparação com o mesmo trimestre de 2023, de menos 1,2 ponto percentual.

As informações foram divulgadas nesta sexta-feira e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad)  

A população desocupada, ou seja, as pessoas que não tinham trabalho e buscaram por uma ocupação no período da pesquisa, também diminuiu: menos 751 mil pessoas no trimestre e menos 1,2 milhão de pessoas no ano. Dessa forma, o contingente de desocupados chegou a 7 milhões e oitocentos mil, o menor número de pessoas em busca de trabalho desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015.  

A PNAD Contínua também mostra que o total de trabalhadores do país atingiu novo recorde da série histórica iniciada em 2012: chegou a 101,3 milhões de pessoas ocupadas.

A coordenadora da pesquisa, Adriana Beringuy, explica que diversas atividades econômicas retiveram trabalhadores, e que a criação de vagas no setor de educação é um dos destaques do trimestre móvel encerrado em maio, na comparação com o trimestre imediatamente anterior. 

A PNAD Contínua é a principal ferramenta de monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. 

Edição: Bianca Paiva / L Pedrosa

Últimas notícias
Direitos Humanos

Lula participa de entrega de apartamentos do programa Morar Carioca

Segundo Eduardo Paes, prefeito da cidade, as pessoas beneficiadas com esse programa foram vítimas de uma enchente em 1960; e levadas, provisoriamente, para um lugar chamado Vagão.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Pantanal: FAB lança 12 mil litros de água por voo em combate a fogo

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, neste ano, a situação foi agravada pelos efeitos da mudança do clima causada por ações humanas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Entrevista: Viva Maria destaca "Capacita Cop 30" do Sesc Pará

A apresentadora do programa Viva Maria, Mara Régia, entrevistou diretora regional do Sesc Pará, Heloíva Tavora para falar sobre a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Baixar arquivo
Geral

Bandeira amarela: conta de luz ficará mais cara em julho

Após 26 meses de condições favoráveis de geração de energia no país, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), informou que, em julho, a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts horas consumidos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

App Clique Cidadania atende migrantes e refugiados do RS

Na ferramenta digital, disponível para Android e iOS, é possível obter informações sobre como acessar programas emergenciais, benefícios e serviços sociais, localizar abrigos, entre outros.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet: julho terá temperaturas elevadas e chuvas no Norte e litoral

A chuva será próxima e abaixo da média em grande parte no Sul da Região Norte, no interior da Região Nordeste, no Centro-Oeste, no Sudeste e no Oeste da Região Sul.
 

Baixar arquivo