Governo muda cálculo de meta da inflação; entenda como vai funcionar

Mudança começa a valer em janeiro de 2025

Publicado em 26/06/2024 - 15:10 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo federal oficializou a mudança da meta da inflação, nesta quarta-feira, por meio de um decreto. O novo modelo será de avaliação contínua, e começa a valer em primeiro de janeiro de 2025.

Segundo o decreto, o acompanhamento da inflação vai acontecer mês a mês. Ou seja, a cada 30 dias será observado se nos últimos 12 meses a inflação acumulada ficou perto do objetivo. A meta vai ser considerada descumprida se o resultado escapar da faixa de tolerância por seis meses seguidos.

Hoje, o modelo é rígido, conforme o ano-calendário, de janeiro a dezembro. O Banco Central tem que entregar a inflação determinada nesse período.

Com a mudança para a meta contínua, o Comitê de Política Monetária (Copom) tem mais espaço para identificar a real causa da inflação, inclusive uma situação inesperada, como a crise no Rio Grande do Sul. E aí definir um tempo razoável para atingir o resultado.

O economista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), André Roncaglia, compara a busca pelo índice de inflação a uma dieta para emagrecer.

O economista explica que a medida vai melhorar a análise dos efeitos das decisões do Copom.

A meta de inflação é definida pelo Conselho Monetário Nacional. Atualmente é de 3% ao ano para 2024 e 2025.

Será tarefa do Banco Central executar as políticas necessárias para o cumprimento da meta fixada.

Edição: Roberta Lopes/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Escoliose: 6 milhões de brasileiros sofrem com desvio na coluna

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a escoliose acomete cerca de 2% da população mundial e afeta desde crianças a idosos. 

Baixar arquivo
Cultura

Plataforma digital documenta diversidade do artesanato maranhense

O acervo traz 43 mil imagens, 200 vídeos e gráficos, além de um glossário exclusivo com os termos e medidas utilizados pelos artesãos. Mais de 2 mil povoados foram visitados para fazer o levantamento.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição comemora 35 anos do CCBB Rio; um espaço, uma viagem no tempo

A riqueza histórica do prédio do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro poderá ser conhecida em detalhes na exposição “Primeiro de Março 66: Arquitetura de Memórias” — que será inaugurada neste sábado (29), no próprio centro cultural, marcando as comemorações de 35 ano

Baixar arquivo
Cultura

Aos 80 anos, Zezé Motta segue em turnê por todo o Brasil

A artista que já gravou 14 discos, participou de 35 novelas e de 70 filmes nem pensa em parar. Até o fim deste ano, ela segue em turnê com o show “Zezé canta Caetano”.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fogo no Pantanal: Marina Silva e Simone Tebet sobrevoam região

As ministras Simone Tebet e Marina Silva fizeram um sobrevoo. Foi mais ou menos uns 40 minutos de sobrevoo na região para verificar a situação de emergência.

Baixar arquivo
Economia

"PL das Blusinhas": compras até U$ 50 passam a ser taxadas em agosto

Prazo é para que plataformas e consumidores se adequem. As compras de até U$ 50 dólares vão pagar 20% de tarifa. Já as compras a partir de U$ 50,01 até U$ 3 mil, vão pagar a taxa de importação progressiva de 60%.

Baixar arquivo