Safra 2023/2024 é estimada em 297,5 milhões de toneladas de grãos

Publicado em 13/06/2024 - 19:55 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A produção de grãos no ciclo 2023/2024 está estimada em 297,54 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados pela Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento, nesta quinta-feira (13).

De acordo com as informações, o volume é 7% menor do que a temporada anterior, o que significa 22 milhões de toneladas a menos.

A queda é resultado das condições climáticas adversas que influenciaram as principais regiões produtoras do país.

Já os cultivos de segunda safra têm apresentado melhor produtividade com aumento de dois milhões de toneladas. Os destaques são para milho, algodão em pluma e feijão.

O arroz teve aumento na área plantada em relação à temporada anterior. Segundo a Conab, isso foi por causa dos bons preços na época do plantio.

A produção esperada é de dez milhões de toneladas, 3,6% superior na comparação com a última safra, mas 0,9% abaixo da estimativa para esse ano.

De acordo com o gerente de Safras da companhia, Marco Antônio Chaves, 93% das áreas plantadas no Rio Grande do Sul já estavam colhidas antes das chuvas e enchentes, e os números apresentados agora já consideram os impactos climáticos no estado.

As chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul levaram o Governo Federal a fazer um leilão para importar, numa primeira etapa, 263 mil toneladas do cereal.

Isso, segundo o Governo, para garantir o alimento no prato das famílias e regular os preços, que subiram.

Mas, o certame foi anulado, nesta semana, porque a revelação das empresas vencedoras levantou dúvidas sobre a capacidade financeira e técnica de entrega, já que elas não são do ramo de arroz.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, informou que um novo edital, com ajustes nas regras do leilão, deve ser apresentado em 10 dias.

Já em relação à soja, a colheita foi finalizada e tem uma produção estimada em 147,35 milhões de toneladas; uma redução de 4,7% sobre a safra anterior.

E entre as culturas de inverno, o destaque é o trigo, que já teve o plantio iniciado em 46% da área. Mas, no Rio Grande do Sul, maior estado produtor do cereal de inverno, os trabalhos nesta safra estão prejudicados pelo clima não-favorável: o excesso de umidade impede o manejo das áreas a serem semeadas.

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

Países americanos debateram sobre desafios nas políticas sobre drogas

Três recomendações para os países da América enfrentarem os desafios atuais na política sobre drogas foram anunciadas na sexta-feira, depois de três dias do encontro no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Baixar arquivo
Geral

MT: indígenas lutam por sobrevivência após um mês de queimadas

Já são mais de 40 terras indígenas afetadas pela chama em Mato Grosso, segundo a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do estado.

Baixar arquivo
Geral

Na ONU, Lula diz que Assembleia Geral 'perdeu a vitalidade'

Na Cúpula do Futuro da ONU, neste domingo, 22, em Nova Iorque, o presidente Lula cobrou ambição e ousadia para transformar as relações multilaterais entre os países.

Baixar arquivo
Esportes

Festival Paralímpico bate recorde com mais de 25 mil inscritos

A sétima edição do evento, organizado pelas Loterias Caixa, aconteceu simultaneamente em 120 locais, nos 26 estados e no Distrito Federal. 

Baixar arquivo
Economia

Fiscalização provoca queda de 84% na extração de ouro em garimpos

As medidas de combate à extração ilegal e ao comércio ilegal de ouro no Brasil, adotadas a partir do ano passado pelo governo federal, resultaram na queda da produção desse mineral no país.

Baixar arquivo
Justiça

Denuncias de assédio eleitoral este ano superam os registros de 2022

O Ministério Público do Trabalho informou que recebeu 332 denúncias de chefes que tentaram influenciar o voto ou o apoio dos funcionários a determinado candidato.

Baixar arquivo