Bancos vão criar um fundo de investimentos sustentáveis na Amazônia
Um fundo negociado em Bolsa para financiar investimentos sustentáveis na Amazônia vai ser desenvolvido em uma parceria da Caixa, BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e Banco do Brasil. Uma carta de intenções foi assinada nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, pelos presidentes das quatro instituições.
Os estudos para desenvolver o “ETF Amazônia para Todos” serão feitos de forma colaborativa pelo BNDES, BB e CAIXA, contando com o apoio técnico e financeiro do BID. A intenção é lançar as bases para que a criação e a distribuição das cotas do fundo no mercado de capitais ocorram antes da COP 30, que será realizada em Belém, no Pará, em 2025.
Segundo divulgação da Caixa, o novo fundo vai alocar recursos em empréstimos para ações sustentáveis na Amazônia do Brasil. O instrumento foi escolhido para captar recursos por permitir igualdade de acesso a pequenos e grandes investidores e por sua liquidez, já que as cotas são listadas em bolsas de valores. A estimativa, segundo a Caixa, é que as cotas estejam acessíveis para compra e venda por qualquer pessoa física ou jurídica, com valores em torno de R$ 100,00.