Governo descarta novo leilão de arroz até alta de preços

Publicado em 04/07/2024 - 10:22 Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Está descartado um novo leilão de arroz, enquanto os preços não subirem. O grão chegou a ter alta de 100% após as enchentes no Rio Grande do Sul. O estado é responsável por 70% da produção do país.

Nesta quinta-feira, durante participação no programa "Bom dia, Ministro",  Carlos Fávaro, titular da Agricultura e Pecuária, reafirmou que não vê necessidade de um novo leilão.

Em junho, o governo anulou um leilão para a compra de arroz importado. O cancelamento aconteceu porque as empresas vencedoras não demonstraram capacidade técnica e financeira. Mas, nessa quarta, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse que a decisão sobre um novo leilão é do presidente Lula.

A compra do produto estrangeiro vem sendo alvo de críticas do setor produtivo, que chegou a dizer que não há risco de falta de arroz no mercado interno.

Apesar disso, o governo liberou mais de R$ 7 bilhões de reais para a importação de um milhão de toneladas do produto.

Edição: Leila Santos / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Meio Ambiente

Pantanal: condição climática adversa dificulta o combate ao fogo

O foco mais preocupante atualmente, de acordo com o governo do Mato Grosso do Sul, está próximo ao Buraco das Piranhas, na região do município de Miranda, onde três pontos ativos têm desafiado os esforços de contenção.

Baixar arquivo
Esportes

Copa América: Brasil joga contra o Uruguai às 22h

Quem vencer avança para a semifinal da Copa América. Brasil vem de 2 empates e 1 vitória. Já o Uruguai vem de 3 vitórias e é a equipe que mais marcou gols na fase de grupos da competição. 

Baixar arquivo
Cultura

Terminam hoje incrições para Campanha “Julho Cultura Viva pelo Brasil”

A campanha já contabiliza mais de 200 atividades inscritas pelo Brasil e celebra os 20 anos da Rede Cultura Viva, uma das maiores articulações de participação comunitária em políticas públicas no Brasil,

Baixar arquivo
Justiça

Desembargador Luís Cesar de Paula Espíndola será investigado pelo CNJ

A conduta do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Luís Cesar de Paula Espíndola, que afirmou que as mulheres estão loucas atrás dos homens será investigada pelo Conselho Nacional de Justiça.

Baixar arquivo
Política

Regras para evitar uso da máquina pública nas eleições começam a valer

As principais restrições previstas no calendário eleitoral para impedir o uso da máquina pública a favor de candidatos às eleições municipais de outubro começam a valer a partir deste sábado.

Baixar arquivo
Cultura

Músico e instrumentista, Tiganá Santana, faz da música o seu feitiço

Com mais de duas décadas de carreira, o artista Tiganá Santana faz da música o seu feitiço.

Baixar arquivo