logo Radioagência Nacional
Economia

Haddad anuncia corte de R$ 29,5 bilhões no orçamento

Baixar
Priscilla Mazenotti
04/07/2024 - 08:30
Brasília
Brasília (DF) 22/05/2024 Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Ele falou sobre a política econômica que vem sendo desenvolvida pela pasta. Foto Lula Marques/ Agência Brasil
© Lula Marques/ Agência Brasil

Após um dia longo de reuniões com o presidente Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou cortes no orçamento. 29 bilhões e meio de reais. Valor que vai ser cortado de despesas obrigatórias de diversos ministérios para o orçamento do ano que vem. O ministro disse que esse número veio a partir de um pente fino que o governo vem fazendo desde março nos gastos sociais que podem ser cortados, não é um número aleatório.

Para este ano, ainda serão anunciados bloqueios e contingenciamentos. Isso tudo deve estar no próximo relatório de Despesas e Receitas, que vai ser divulgado no dia 22 de julho. Tudo, como disse, Haddad, para que se cumpra o arcabouço fiscal.

Esse anúncio veio depois da disparada do dólar frente ao real. Maior alta em cerca de um ano e meio, motivado também alta das taxas de juros nos Estados Unidos e também das críticas recentes do presidente Lula ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Ontem, houve uma redução no dólar, atingindo 5 e 56, revertendo uma cotação que chegou a encostar em 5,70.

x