Haddad atribui alta do dólar a "ruídos" na comunicação

Ministro vê tendência de retração nas próximas semanas

Publicado em 02/07/2024 - 09:51 Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Foi uma segunda-feira de críticas ao mercado financeiro. O presidente Lula começou o dia falando sobre a autonomia do Banco Central e terminou, em discurso na Bahia, dizendo que não tem de prestar contas aos ricos do país.

Com isso, o dólar fechou em alta: R$ 5,65. O maior nível em dois anos e meio. E o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reconheceu que o dólar subiu mais em relação ao real, em comparação com outros países vizinhos. E atribuiu essa questão à ruídos, a falta de comunicação do governo para informar resultados econômicos.

Ele ainda deu um exemplo de notícia positiva, que precisa ser mais bem comunicada. A arrecadação de junho, divulgada ontem, pela própria Receita, que veio com números novamente acima do previsto, mesmo com o fator Rio Grande do Sul impactando… a questão das enchentes.

Ainda sobre o dólar, ele disse que a tendência é de acomodação nas próximas semanas ou até de reversão. E que uma possível intervenção do Banco Central no câmbio cabe apenas à autoridade monetária. Na quarta, ele vai se reunir com o presidente Lula pra tratar de medidas de corte de gastos para o orçamento do ano que vem e bloqueio de verbas para o orçamento deste ano. 

Edição: Ana Lúcia Caldas - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Meio Ambiente

AGU pede suspensão da greve dos servidores ambientais

Na petição, o governo federal alega que a paralisação impacta o exercício das atividades essenciais do Ibama e do ICMBio. A associação dos servidores informou que será garantido o acionamento total das atividades de resgate da fauna e das brigadas de prevenção e controle de incêndios florestais.

Baixar arquivo
Economia

Reforma Tributária: Lira se reúne com grupo e defende cashback do povo

O texto de parte da regulamentação será apresentado nesta quinta-feira (4), na Câmara dos Deputados, e deve ser votado na próxima semana.

Baixar arquivo
Economia

Plano Safra: produtores do agronegócio terão R$ 400 bi em crédito

O Plano Safra do Agronegócio, como foi chamado, tem taxas que variam de 7% a 12%, com redução para os empresários que adotam boas práticas de produção.

Baixar arquivo
Internacional

Escola que servia de abrigo é atingida por novos ataques israelenses

Milhares de palestinos seguem fugindo das cidades do sul, após Israel retomar ataques. Violência segue nos territórios palestinos. E mais: até países fora da rota sofrem com efeitos do Furacão Beryl.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite Atlético-MG X Flamengo, às 21h30

Confira os jogos dessa quarta, pela 14ª rodada do Brasileirão Série A.

Baixar arquivo
Geral

Operação da Polícia Militar deixa seis mortos na Cidade de Deus

Segundo a PM, a ação teve o objetivo de reprimir roubos de veículos e coibir as tentativas de expansão de facção criminosa. O comando do Batalhão de Jacarepaguá vai instaurar um procedimento para apurar as circunstâncias da ação e analisar as imagens das câmeras corporais utilizadas.

Baixar arquivo