logo Radioagência Nacional
Economia

Lula autoriza medidas adicionais de corte de gastos, diz Haddad

Governo vai checar cadastro de beneficiários de programas sociais
Baixar
Gabriel Brum
18/07/2024 - 16:49
Brasília

Medidas adicionais foram autorizadas pelo presidente Lula para que o governo cumpra a meta fiscal de 2025, afirmou nesta quinta-feira (18) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O ministro já havia anunciado a necessidade de corte de R$ 25,9 bilhões de reais do orçamento do ano que vem, a partir de um pente-fino para identificar e retirar dos programas quem não tem direito e está recebendo benefícios sociais. A  meta do governo é de déficit zero no ano que vem.

Segundo Haddad, o senador Jaques Wagner deve incluir os cortes no relatório do projeto de lei da desoneração da folha de pagamentos.

"Tem uma parte que o senador Jaques Wagner concordou em colocar no relatório dele. Então já seria suficiente. Mas o presidente autorizou que uma ou outra medida adicional possa ser tomada até o encaminhamento do orçamento em agosto".

Pela manhã, o ministro participou de uma reunião com o presidente Lula e com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, e o presidente do INSS, Alessandro Stefanuttoo. O tema foi como aprimorar esse controle dos benefícios sociais.

"Os investimentos necessários para checagem de cadastros e as providências necessárias para implementar o plano que o presidente autorizou divulgar na semana retrasada de conformação dos programas ao orçamento e às leis" 

O governo federal deve entregar o projeto do orçamento de 2025 até o dia 31 de agosto deste ano. 

 

x