Mercado sobe previsão da inflação de 4,10% para 4,12% em 2024

Analistas mantêm alta pela terceira semana consecutiva

Publicado em 05/08/2024 - 11:22 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Pela terceira semana seguida, os analistas do mercado aumentaram a estimativa da inflação brasileira para 2024. O boletim Focus do Banco Central desta segunda-feira mostra que o mercado subiu de 4,10%, para 4,12% a previsão para o IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo, deste ano.  Acima da meta de inflação do Conselho Monetário Nacional, que é de 3%. Mas dentro do limite de tolerância, que é de um ponto e meio percentual para cima ou para baixo. 

A partir do ano que vem, passa a valer a chamada meta contínua. Na prática, o Conselho Monetário Nacional não vai mais precisar definir uma meta de inflação por ano.   

Outro dado que o Boletim Focus do Banco Central traz, nesta segunda-feira (5), é a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic. A expectativa do mercado continua, pela sétima vez seguida, em 10,50% ao ano, em 2024. Para 2025, a estimativa subiu de 9,5% para 9,75% ao ano. Na semana passada, o Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu manter a Selic de 2024 em 10,5% ao ano.   

O Boletim Focus desta segunda aumentou pela quinta vez a expectativa para o crescimento da economia brasileira, de 2,19% para 2,20% em 2024, no PIB, Produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos aqui no Brasil. Já a cotação do dólar se manteve em R$ 5,30 para o fim deste ano.   

Edição: Nadia Faggiani - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Meio Ambiente

MPF alerta para colapso de recursos hídricos no Rio de Janeiro

Ministério Público Federal pede que se considere as informações da nota técnica ao tomar decisões sobre o licenciamento ou a realização de obras relacionadas à transposição ou alteração da vazão do Rio Paraíba do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

Conexão do Bem leva arte para o ambiente hospitalar no Rio de Janeiro

Ao som de clássicos da música brasileira e marchinhas de carnaval, a equipe encena cortejos musicais e teatrais, levando momentos de descontração e tornando mais leve a rotina de pacientes e profissionais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios na Amazônia produziram 31,5 mi de toneladas de CO2

Os incêndios que queimaram quase 2,5 mi de hectares na Amazônia, entre junho e agosto deste ano, emitiram 31,5 mi de toneladas de gás carbônico na atmosfera. É quase o total de poluentes que um país como a Noruega leva um ano inteiro para emitir: 32,5 mi.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Água e máscara reforçada. Confira as dicas para se proteger da fumaça

Máscaras do tipo PFF2, ventilação adequada e aumento do consumo de água são algumas das recomendações da médica e presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia, Margareth Dalcomo, para enfrentar a fumaça que tomou conta de várias regiões do país nos últimos dias.

Baixar arquivo
Economia

Conab: produção de grãos deve aumentar mais de 8% na safra 2024/2025

O levantamento avaliou a produção de arroz, milho, soja, algodão e feijão. Todos com previsão de crescimento.

Baixar arquivo
Economia

Produtores colhem algodão orgânico na Paraíba

O algodão cultivado em Ingá (PB) é produzido pela agricultura familiar e quilombola. Com tecnologia e manejo sustentável, poderá receber - em breve - uma importante certificação internacional.

Baixar arquivo