Vendas do comércio caem 1% em junho, diz IBGE

Publicado em 14/08/2024 - 11:06 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As vendas do comércio varejista caíram 1% em junho, na comparação com maio, quando a alta ficou em 0,9%. Foi a primeira queda no ano, depois de registrar taxas positivas nos primeiros cinco meses.

O resultado de agora também ficou muito aquém do verificado em igual mês de 2023, quando houve resultado positivo de 4%.

A Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aponta que quatro das oito atividades investigadas tiveram desempenho negativo na passagem de maio para junho.

De acordo com o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o que mais pesou foi o resultado ruim de dois setores específicos, que têm maior influência na composição geral do indicador. 

"O destaque fica para atividade de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que teve uma queda de 2,1%. Como essa atividade tem um peso superior a 50% de todo o varejo nacional, o indicador geral fechou em queda. Outra atividade que contribuiu para o resultado geral negativo foi a de outros artigos de uso pessoal e doméstico, setor que engloba lojas de departamentos, lojas de brinquedos, artigos esportivos e joalherias, com uma queda de 1,8%.

Apesar da queda no volume de vendas do comércio varejista, Cristiano Santos enfatiza que o desempenho no primeiro semestre foi bastante expressivo, com alta de 5,2%, bem acima do acumulado de janeiro a maio de 2023, de 1,7%.

Edição: Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Campanha busca conscientizar a paz no trânsito

Órgãos de trânsito vão promover ações educativas e de reforço da fiscalização. Serão realizadas palestras e seminários com o objetivo de reforçar o tema da campanha: “A paz no trânsito começa com você”.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Distrito Federal pode ter o 2º ano mais seco da história

Neste ano, já são 146 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em 1963, Brasília enfrentou uma estiagem que durou com 163 dias.

Baixar arquivo
Educação

Fies: 68,23% dos inscritos são mulheres

Dados do Ministério da Educação revelam que pretos ou pardos representam 56,1% dos inscritos no Fundo de Financiamento Estudantil em 2023. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: cresce o número de candidatos indígenas

Levantamento do Inesc mostra que Roraima tem o maior número proporcional de candidaturas de indígenas no Brasil. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Manaus distribui mantimentos e kits de higiene para atingidos por seca

Em estado de emergência, Manaus inicia nesta segunda-feira (16) a primeira fase da operação Estiagem. No Amazonas a situação preocupa devido à queda do nível dos rios do estado.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Acordo finaliza atividades de mineradora na Serra do Curral em BH

Um acordo firmado na Justiça Federal pôs fim às atividades da Mina Granja Corumi, localizada na Serra do Curral, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Baixar arquivo