Brasil cria 232 mil vagas de empregos com carteira assinada em agosto
![José Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 27/09/2024 - Subsecretária de Estatísticas e Estudo do Trabalho, Paula Montagner e o ministro do Trabalho e Emprego em exercício, Chico Macena durante coletiva para divulgação dos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) referentes ao mês de agosto. Foto: José Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
No Brasil, 232.513 postos de trabalho formais foram abertos em agosto. O número é maior que o do mês anterior, quando foram 188.021 vagas de trabalho com carteira assinada. E, quando se analisa o acumulado do ano, o saldo é de mais de 1,7 milhão de vagas.
Isso dá mais do que todo o ano passado, quando foram quase 1,5 milhão. E, na análise dos últimos 12 meses - entre setembro do ano passado e agosto deste ano, 19,1% a mais. Os dados são do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado nesta sexta-feira (27).
O saldo positivo, segundo o ministro interino do Ministério do Trabalho, Chico Macena, se deve à recuperação dos setores econômicos. Entre eles, o de serviços e o da indústria.
O crescimento é puxado por São Paulo, mas o Rio Grande do Sul apresentou recuperação em agosto, reflexo da retomada pós chuvas de maio. 131 mil admitidos mês passado. É o que destaca o ministro interino.
A subsecretária de Estatísticas e Estudos do Ministério do Trabalho, Paula Montagner, ressalta o comportamento de estados da região Norte e Nordeste no Caged de agosto. Mesmo com saldo menor, o percentual foi positivo.
O salário médio de admissão ficou em R$ 2.156,86. Redução de R$ 7,54 em relação a julho. A média salarial das novas contratações fica entre um salário e um salário mínimo e meio. A maioria dos contratados é de mulheres, jovens entre 18 a 24 anos e, quando se olha o grau de instrução, 154 mil têm ensino médio completo. No recorte por raça, a maior parte é parda.
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 07/02/2025 - Acidente envolvendo um avião de pequeno porte que caiu na avenida Marquês de São Vicente, após decolar do Campo de Marte.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil Brasília, (DF), 08.08.2024 - Lideranças indígenas Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul realizam ato pelo fim do massacre em curso na TI Panambi – Lagoa Rica. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Leo Fontes/UNIVERSO PRODUÇÃO/ DIVULGAÇÃO Rio de Janeiro (RJ) 28/01/2025 - Cena do filme - Cinema deve olhar para violações a indígenas na ditadura.
Foto: Leo Fontes/UNIVERSO PRODUÇÃO/ DIVULGAÇÃO](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte EBC Podcast Dizem as Fontes EP 2 A Entrevista](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Maiara Cerqueira/MinC Salvador (BA), 06/02/2025 - Ministra da Cultura Margareth Menezes visita Igreja de São Franscisco de Assis, no Pelourinho, que teve o teto desabado. Foto: Maiara Cerqueira/MinC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Projeto Aldeias/Divulgação/Arquivo Rio de Janeiro (RJ) 13/01/2025 - imersão na floresta crianças e adolescente do projeto aldeias visitam o rio Xingu
Foto: Projeto Aldeias/Divulgação/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)