Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

Pesquisa aponta que resultado reflete cautela com o uso do crédito

Publicado em 05/09/2024 - 17:47 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O endividamento das famílias brasileiras segue em queda, pelo segundo mês consecutivo. É o que aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada nesta quinta-feira (5) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens.

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

O resultado de agora reflete, segundo o levantamento, uma cautela crescente das famílias em relação ao uso do crédito. E, apesar da redução do endividamento geral, o número de famílias que se consideram “muito endividadas” aumentou para 16,8%, na comparação julho/agosto.

Já o percentual de famílias com dívidas em atraso se manteve estável em 28,8% pelo terceiro mês seguido, permanecendo ligeiramente abaixo do registrado em agosto de 2023. 

A Confederação Nacional do Comércio de Bens também apurou que o percentual de dívidas em atraso há mais de 90 dias subiu para 48,6%, o maior desde março de 2020.

E, o total de famílias com mais da metade da renda comprometida com dívidas atingiu 19,9%, o maior desde junho deste ano. 

As projeções da CNC indicam que o endividamento deve voltar a subir no último trimestre do ano, acompanhando um aumento gradativo da inadimplência, que poderá atingir 29,5% até dezembro.

Nas modalidades de crédito, o cartão continua liderando com 85,7% de participação entre os devedores, apesar de uma retração de 0,4 p.p. em agosto, frente a julho.

Edição: Vitoria Elizabeth / Liliane Farias

Últimas notícias
Educação

Bahia: "Bora Checar" vai capacitar estudantes no combate as fake news

Alunos do ensino médio de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos no estado da Bahia estão aprendendo uma série de ferramentas para lidar com o combate às chamadas fake news. 

Baixar arquivo
Geral

Mais da metade da população é a favor do Horário de Verão

A pesquisa ouviu 3 mil pessoas e quase 55% dos entrevistados veem com bons olhos a mudança nos relógios em 2024.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo federal vai liberar R$ 500 milhões para enfrentamento ao fogo

O governo federal anunciou, nesta terça-feira, uma série de medidas para combate aos incêndios no país. A primeira será a liberação de R$ 500 milhões para o enfrentamento ao fogo.

Baixar arquivo
Justiça

Júri popular vai julgar dois acusados pelo assassinato de Bruno e Dom

Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília, retirou as acusações contra Oseney por falta de provas nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. 

Baixar arquivo
Esportes

Campanha Histórica: Lula recebe paratletas no Palácio do Planalto

A campanha do Brasil nas Paralimpíadas de Paris foi histórica, com o quinto lugar no quadro de medalhas.

Baixar arquivo
Internacional

Série de explosões no Líbano mata 8 pessoas e deixa 2.800 feridos

Líbano: No Líbano, uma série de explosões simultâneas matou oito pessoas e deixou mais de 2.800 feridas. Entre as vítimas estão integrantes do Hezbollah, que culpou Israel pelos ataques e prometeu vingança. Uma câmera flagrou o momento em que a bolsa de um homem explode.

Baixar arquivo