Lula sanciona com vetos desoneração da folha de pagamento

Publicado em 17/09/2024 - 07:31 Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente Lula sancionou com vetos a proposta que trata da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de municípios com até 156 mil habitantes.

A sanção foi publicada em edição extra do Diário Oficial nessa segunda-feira (16), último dia do prazo dado pelo Supremo Tribunal Federal.

Pelo texto, vale a desoneração até o fim deste ano. A partir do ano que vem, a reoneração será gradual.

Para os setores da economia, na contribuição previdenciária, aumenta 5% a cada ano até chegar aos 20% em 2028, que é a reoneração integral. São setores como confecções, calçados, rodoviário de cargas e construção civil.

Para os municípios, a alíquota previdenciária sai dos 8% este ano e aumenta gradualmente até chegar à alíquota cheia, 20% a partir de 2027.

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal tinha concedido mais prazo para que governo e Congresso entrassem em acordo e aprovassem medidas para compensar a perda de arrecadação com a desoneração. Entre elas, a repatriação de ativos, a renegociação de dívidas com agências reguladoras - uma espécie de Desenrola - e o uso de recursos esquecidos em instituições financeiras, R$ 8,5 bilhões nesse caso, segundo o Banco Central. Esses recursos esquecidos, aliás, foi motivo de um dos vetos do presidente à proposta. O texto original estabelecia dois prazos para a reclamação dos recurso: 30 dias depois da publicação da lei e 31 de dezembro de 2027. Esse prazo mais longo foi vetado, segundo a justificativa, por conta do prazo conflitante.

Logo após a sanção, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, comentou: “a desoneração encerra um longo caminho de amadurecimento das discussões entre o governo e o Congresso”. Consenso que, segundo ele, representa uma solução favorável para os setores e para os municípios no equilíbrio das contas públicas.

Edição: Sâmia Mendes- Marizete Cardoso

Últimas notícias
Economia

Atividade industrial cresce pelo segundo mês consecutivo

Na passagem de julho para agosto, o índice de evolução da produção industrial atingiu 52,2 pontos e o índice de crescimento do número de empregados  alcançou 50,7 pontos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

DF: após controlar incêndio, bombeiros tentam conter fogo subterrâneo

Incêndio que atingiu o Parque Nacional de Brasília foi controlado após três dias de combate às chamas. Agora o desafio dos bombeiros e brigadistas é conter o fogo subterrâneo, 

Baixar arquivo
Internacional

Explosões voltam a atingir o Líbano nesta quarta-feira

Pelo menos um dos dispositivos foi detonado durante um funeral para as vítimas do dia anterior. As explosões provocaram uma nova corrida aos hospitais, já sobrecarregados com os feridos dos ataques dessa terça-feira.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Rádio Nacional transmite Botafogo x São Paulo

Também pela libertadores, Fluminense joga contra o Atlético-MG, no Maracanã, às 19h

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fogo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos - RJ é contido pela chuva

O fogo que atingia parte da vegetação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro, foi contido pela chuva, resultado da mudança de tempo na região Sudeste do país. 

Baixar arquivo
Segurança

MP investiga suspeitos de matar cabo eleitoral no Rio de Janeiro

Um candidato a vereador e um líder de organização criminosa foram alvos de mandados da operação Pleito Mortal, deflagrada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo