Receita Federal paga o último lote da restituição do imposto de renda
![Marcello Casal JrAgência Brasil IMPOSTO DE RENDA, Declaração IRPF 2019](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Segunda-feira de dinheiro na conta para mais de 510 mil contribuintes. É o pagamento do quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda. Esse lote também inclui as restituições residuais de anos anteriores e as de 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul.
O pagamento é feito direto na conta bancária ou chave Pix informada na declaração. São mais de um R$ 1 bilhão nesse lote, sendo que 40% vai para contribuintes com preferência. Primeiro idosos com mais de 80 anos, depois aqueles entre 60 e 79 anos, os com deficiência física, mental ou moléstia grave, os que têm o magistério como maior fonte de renda e, ainda, os que optaram por receber por Pix ou fizeram a declaração pré-preenchida.
Quem quiser saber se foi contemplado, é só conferir o extrato bancário ou consultar na página da Receita, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, depois, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo. Se o dinheiro não tiver sido depositado, é bom verificar. Mas ele fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, basta agendar o crédito: é só entrar em contato com o BB na central de relacionamento. Se passar de um ano, é possível pedir o resgate pelo e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. Aliás, no e-CAC é possível tirar o extrato da declaração e fazer a retificação em caso de pendências. Aí é só esperar os próximos lotes residuais. Neste ano, um milhão e 470 mil declarações caíram na malha fina.
![Marcello Casal JrAgência Brasil Aplicativo Simples Nacional](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Médicos chegam ao local de prova para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020, em Brasília.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Superintendência da Receita Federal, em Brasília.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![shammiknr/Pixabay Mosquito da Dengue, Aedes Aegypti, picada, Malária. Foto: shammiknr/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)