Votação de Gabriel Galípolo é marcada para o dia 8 de outubro
Indicado para o comando do Banco Central, o economista Gabriel Galípolo terá o nome votado em plenário no Senado no dia 8 de outubro. Data foi definida pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. Antes disso, o economista deverá se reunir com senadores, segundo Pacheco, para apresentar seu pensamento sobre a política monetária, e, depois, passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos.
A indicação de Galípolo pelo presidente Lula veio na semana passada. Ele vai substituir Roberto Campos Neto, que deixa o cargo no dia 31 de dezembro, e ficará no cargo por quatro anos podendo ser reconduzido. Antes, no entanto, precisa ter o nome aprovado pelo Senado em votação secreta.
Atualmente, Galípolo é diretor de Política Monetária do Banco Central, cargo para o qual também precisou ser sabatinado, em julho do ano passado. Ele também foi secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Antes, foi secretário de Economia e de Transportes do governo de São Paulo, trabalhou na Fiesp, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, no Centro Brasileiro de Relações Internacionais e no Banco Fator, instituição que fundou.