Bandeira tarifária de novembro será amarela, anuncia Aneel
A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou nesta sexta-feira (25) que a bandeira tarifária de novembro será amarela em razão da melhora das condições de geração de energia no país.
Em outubro, a bandeira foi vermelha, patamar dois, o que significou uma cobrança complementar de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora. Com o alívio, em novembro, os consumidores passam a ter uma cobrança extra de R$ 1,88 centavos a cada 100 quilowatts-hora.
Segundo comunicado da Aneel, apesar da melhora nas condições de geração de energia no país, as previsões de chuva e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses, ainda permanecem abaixo da média, o que implica na necessidade de acionamento das termelétricas, que são mais caras.
A bandeira ficou verde, ou seja, sem cobrança adicional, de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha, patamar 1, em setembro, e vermelha, patamar 2, em outubro.
Mesmo em condições mais favoráveis, o consumidor é chamado a contribuir para reduzir os custos de operação do sistema, evitando o desperdício e contribuindo para manter a sustentabilidade do setor elétrico.