Mercado de veículos no Brasil cresce 11% e gera 100 mil empregos
O mercado brasileiro de veículos teve este ano o maior crescimento desde 2007 e gerou 100 mil novos empregos. Os dados são da Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
A produção automotiva ampliou em quase 11% na comparação com o ano passado e puxou a criação de novos postos de trabalho. Segundo a associação, esse foi o maior ciclo de investimentos da história na indústria automobilística, com R$ 180 bilhões.
De acordo com o presidente da Anfavea, Márcio Lima Leite, o aumento das vendas de veículos colocaram o mercado brasileiro em destaque no mundo.
Na projeção de Márcio Lima Leite, o ano deve fechar com 2,65 milhões de veículos novos vendidos.
Nas exportações, o crescimento dos mercados de destino, como Colômbia, Peru e Argentina, puxou os embarques dos veículos brasileiros no segundo semestre.
De acordo com o presidente da Anfavea, os destaques das exportações ficaram com Argentina, com 39% de aumento, e Uruguai com elevação de 14%.
Já as importações foram puxadas por veículos vindos de fora do Mercosul, sobretudo da China. Ao todo, foram 30% maiores em relação ao ano passado.
A expectativa da Anfavea para o próximo ano é de 2,802 milhões de unidades vendidas, cerca de 5,6% a mais em relação a 2024.