Meu INSS Vale+: ministério lança regras para bancos interessados
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Ministério da Previdência Social divulgou as regras para os bancos que querem participar do programa Meu INSS Vale+.
A iniciativa, lançada em novembro, permite aos segurados do INSS adiantarem até R$ 150 de seus benefícios, sem juros ou taxas.
O valor será descontado de uma só vez no mês seguinte.
O objetivo é ajudar os beneficiários a cobrir despesas urgentes, como remédios, alimentação, gás e transporte, evitando que recorram a empréstimos.
A estimativa é que 38 milhões de pessoas sejam beneficiadas, entre aposentados, pensionistas e quem recebe o BPC, o Benefício de Prestação Continuada.
Os bancos interessados devem firmar acordo com o INSS e terão de 30 dias a 60 dias, após receberem as instruções, para começar a oferecer o serviço.
As instituições que aderirem devem fornecer um cartão gratuito aos beneficiários, que será usado exclusivamente para o adiantamento, sem permitir saques ou apostas.
O valor será liberado em até cinco dias úteis após a contratação. Em caso de interrupção do benefício, o banco ficará com o prejuízo.
O programa não afeta outras modalidades de consignado e não torna o INSS responsável por dívidas assumidas pelo beneficiário junto ao banco.
![Reuters/Khalil Ramzi/Proibida reprodução Displaced Palestinians make their way past rubble, as they attempt to return to their homes, following a delay in the ceasefire between Israel and Hamas over the hostage list, in the northern Gaza Strip, January 19, 2025. REUTERS/Khalil Ramzi TPX IMAGES OF THE DAY](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Defesa Civil de Salvador/Divulgação Salvador (BA), 05/02/2025 - Teto desaba da Igreja de São Franscisco, no Pelourinho. Foto: Defesa Civil de Salvador/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 05/02/2025 Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil INSS; filas; aposentadoria](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)