
A prévia da inflação registrou alta de 0,34% em dezembro e fechou o ano com variação de 4,71%, acima do teto da meta estabelecida pelo Banco Central. O IPCA-15, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, foi divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, cinco tiveram alta em dezembro. O maior impacto no mês foi do grupo Alimentação e bebidas, com aumento de 1,47%. No ano, também foi a maior variação acumulada, de 8%.
Contribuiu para esse resultado a alta de 1,56% em dezembro na alimentação em domicílio, puxada pelos aumentos do óleo de soja, alcatra, contrafilé e carne de porco. Na contramão, tiveram queda a batata-inglesa, o tomate e o leite longa vida.
Na sequência das altas do IPCA-15 em dezembro estão os grupos Despesas Pessoais, puxada pelo aumento do cigarro; e Transportes, com o aumento das passagens aéreas.
O principal impacto negativo da prévia da inflação no mês foi no grupo Habitação, com queda de 1,32%, devido ao recuo na tarifa da energia elétrica.






Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.