Selo Amazônia vai certificar produtos e serviços da região
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Colniza, MT, Brasil: Caminho aberto por madeireiros às margens do rio Guariba. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Serviços e produtos feitos a partir de matérias-primas do bioma da Amazônia, com respeito à biodiversidade, sustentabilidade ambiental, econômica e social, vão passar a contar com o Selo Amazônia.
A medida está prevista em decreto assinado pelo presidente Lula, publicado no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (2). O texto cria o Programa Selo Amazônia, que vai definir as diretrizes para a normalização e a certificação de serviços e produtos industrializados da região amazônica.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços é o responsável pelo programa. Os requisitos para que o produto receba o Selo Amazônia serão criados por órgão específico, com a participação dos setores governamentais e produtivos e da sociedade civil organizada da Amazônia Legal, incluídos povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares. Serviços e produtos que, direta ou indiretamente, promovam desmatamento, representem risco à biodiversidade ou contribuam para a extinção de espécies do bioma não terão acesso à certificação.
O Selo Amazônia será concedido por organismos acreditados pelo Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Com a medida, o governo quer estimular a venda de produtos produzidos na região, com respeito ao meio ambiente e com matérias-primas do bioma.
![Letycia Bond/Agência Brasil São Paulo (SP) 05/02/2025 - Moradores do Jardim Pantanal enfrentam crise após alagamentos .
Foto: Letycia Bond/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PRF-Recife/Divulgação Brasília (DF) 05/02/2025 - Nesta quarta-feira (5) de chuvas intensas no Grande Recife, a região registrou diversas ocorrências de queda de árvores. Os incidentes não deixaram feridos, mas causaram transtornos para pedestres e motoristas de diferentes localidades. O primeiro registro foi feito por volta das 8h40, no quilômetro 24 da BR-232, em Moreno. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que enviou equipes ao local e fez a retirada da árvore às 12h30.
Foto: PRF-Recife/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![José Cruz /Agência Brasil Comunidade de Vila Franca (PA) - A seringueira usada por Manoel Eroito para retirar material usado no artesanato (José Cruz /Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/ Agência Brasil Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Caminhões trafegam pela BR-040](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)