IGP-M desacelera para 0,27% em janeiro e acumula alta em 12 meses
O IGP-M, Índice Geral de Preços – Mercado, usado para o reajuste de aluguéis, registrou uma variação de 0,27% em janeiro, depois de uma alta de 0,94% em dezembro do ano passado.
Com o resultado, o indicador acumula alta de 6,75% nos últimos 12 meses.
Em janeiro de 2024, o IGP-M havia subido 0,07% no mês, mas ainda registrava queda acumulada de 3,32% em 12 meses.
O índice é calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas e foi divulgado nesta quinta-feira (30).
Segundo o coordenador do índice de preços da FGV, André Braz, em janeiro deste ano, “a inflação ao produtor desacelerou devido à queda nos preços da soja, do gado bovino e suíno”. E, “no varejo, a inflação permaneceu contida, já que a alta dos alimentos foi compensada pela redução no preço da energia”. O economista acrescenta que, na construção civil, no entanto, “os reajustes salariais sustentaram a aceleração da inflação interanual do setor.”
O IGP-M é formado a partir de três componentes: o Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede os custos no atacado; o Índice de Preços ao Consumidor, que apura o comportamento dos preços para as famílias; e o Índice Nacional de Custo da Construção.
Em janeiro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo desacelerou para 0,24%, o Índice de Preços ao consumidor subiu 0,14% e o Índice Nacional de Custo da Construção acelerou para 0,71%.
![Reuters/Khalil Ramzi/Proibida reprodução Displaced Palestinians make their way past rubble, as they attempt to return to their homes, following a delay in the ceasefire between Israel and Hamas over the hostage list, in the northern Gaza Strip, January 19, 2025. REUTERS/Khalil Ramzi TPX IMAGES OF THE DAY](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Defesa Civil de Salvador/Divulgação Salvador (BA), 05/02/2025 - Teto desaba da Igreja de São Franscisco, no Pelourinho. Foto: Defesa Civil de Salvador/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 05/02/2025 Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil INSS; filas; aposentadoria](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)